4ª Mostra

Neste ano a Mostra Curta Audiovisual completou 4 aninhos! Foram alguns anos de trajetória e muitas histórias pra contar.

Começamos organizando uma mostra universitária pequena, visando apenas exibir a produção daquele momento naquele lugar. No ano seguinte fomos convidados a fazer um evento nos mesmos moldes para o público da cidade, levando a um espaço vinculado com a história da imagem e do som, o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS).

A primeira edição, em 2006, no MIS nos surpreendeu, além do público elevado, pudemos conhecer e nos relacionar com diversas pessoas da área audiovisual aqui da região. Iniciamos a tradição dos debates conversando sobre as tendências temáticas e estilísticas do curta-metragem. Também foram propostas duas oficinas que iniciaram a trajetória da “mão na massa” da mostra.

Para a segunda edição implantamos algumas mudanças que se faziam necessárias, como concentrar a grade de programação, concentrando o público, fato que ia de acordo com o objetivo de fomentar a produção e promover o diálogo entre realizador e público. Em 2007 a surpresa foi com o número de inscritos, pudemos perceber quanta gente estava produzindo e com quanta criatividade e diversidade.

Na terceira edição mais alterações foram pensadas visando chegar cada vez mais perto do nosso ideal: fomentar a produção regional, mostrar a produção nacional e criar um ambiente de relacionamento entre os interessados por audiovisual. Nesse sentido promovemos um bate-papo entre os realizadores.

Em 2008 outra inovação foi a criação de uma programação especialmente voltada para o público infantil (MOSTRINHA) e outra especialmente para os produtores campineiros (CURTA CAMPINAS). Além disso, realizamos uma sessão de cinema ao ar livre, na praça do Largo do Rosário, visando fisgar os transeuntes e foi sucesso absoluto.

A edição de 2008 nos deixou muito satisfeitos: o público cresceu ainda mais batendo recordes! A 3ª mostra foi muito gratificante e nos motivou a manter algumas das ideias que havíamos tido pra 2009 e nos fez pensar ainda mais em melhoras.

Começamos 2009 com muitas ideias na cabeça e muita inspiração pra aperfeiçoar ainda mais a programação da mostra, mas infelizmente surgiram certos problemas que nos levaram a ter que reduzir a programação da mostra, concentrando-a em um final de semana no MIS e mantendo a programação durante a semana em outros dois espaços de exibição: Casa do Lago e SESC Campinas, co-realizador do evento.

O motivo de reduzirmos a grade de programação desta edição é conectado com a razão pela qual a Mostra nasceu. Em 2006 éramos estudantes, queríamos começar na área audiovisual, queríamos mostrar o nosso trabalho e o trabalho de quem estava produzindo.

Neste momento, a organização não tem mais a disponibilidade que tinha para executar as etapas necessárias para se fazer um evento de grande porte. Estamos todos envolvidos em trabalhos e/ou estudos, que não nos permitem tamanha dedicação em um trabalho voluntário, como foi até então.

Cabe esclarecer que nos inscrevemos em Editais de Patrocínio e Mecanismos de fomento à Cultura, mas não conseguimos captar recursos para realizar esta mostra, acreditamos que a principal razão seja a crise financeira mundial que afetou a cultura nacional como um todo.

Assim, mais uma vez contamos com a nossa rede de parceiros, que nos apoiaram e acolheram. Nossos parceiros desta edição foram: Kinostúdio Cinema Digital, Espaço Cultural Casa do Lago, 3S Projetos, Adefon Adesivos, Seriart impressão digital, Papillon cinema e vídeo, Zé – espaço e Bar e Espaço Natural.

cartazbdz4mostra 4ª Mostra

Agradecemos a boa acolhida destes parceiros e reiteramos que ainda estamos em busca de algum patrocinador oficial para o evento, que em 2010 chegará na sua quinta edição!

Em 2009 manteremos as principais propostas e novas conquistas estão sendo realizadas, agregando ainda mais espectadores e mais conteúdo para a mostra.

A mostra é totalmente gratuita e pretende oferecer um panorama da produção recente de curtas-metragens brasileiros.

Bem vindos à Mostra Curta Audiovisual!