6ª Mostra

arte6 6ª MostraEste ano chegamos na sexta edição!

O evento teve como sede mais uma vez o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, instalado no Palácio dos Azulejos.

A programação, totalmente gratuita, ofereceu um panorama abrangente dos curtas-metragens regionais e nacionais produzidos a partir de 2009. Além de uma programação de oficinas, palestras e debates.

Fazer este evento não é uma tarefa simples, enfrentamos muitas dificuldades em todo processo, por exemplo, no tratamento com a iniciativa privada em busca de apoios e quiçá patrocínio. É uma batalha constante, pois não estamos produzindo em uma capital em que se fervilham atividades culturais e tem-se o hábito de frequentar eventos como mostras e festivais, ainda mais se tratando de um universo pouco explorado comercialmente como o dos curtas-metragens.

Nós fazemos essa mostra em busca de divulgar trabalhos audiovisuais que somados formem um panorama da produção, explorando desde os curtas-metragens mais cinematográficos até trabalhos completamente independentes que encontraram no formato uma maneira de transmitir uma mensagem através de imagens.

Para que o nosso esforço em fazer toda a programação valha a pena é muito importante contar com a presença do público, pois estamos fazendo uma “mostra” e isso depende de ser visto. Então convidamos aos realizadores, produtores e consumidores de cultura, que venham prestigiar esta edição da Mostra, realizada mais uma vez de forma independente, na guerrilha.

Nossa programação está composta por 03 tipos de atividades: exibições, palestras e oficinas.

As exibições estão divididas em Sessão de Abertura; Sessões Oficiais, em homenagem aos antigos cinemas de rua de Campinas, Mostrinha, Sessão Curta Jovem, Sessão Curta Regional, e a novidade desse ano, a sessão Curta o Documentário, na qual o único longa-metragem exibido na Mostra acompanhou um debate com os seus realizadores.

Ainda se pode conferir na programação duas palestras coordenadas pela Academia Internacional de Cinema (AIC): O roteiro de curta-metragem, ministrado pela roteirista Ana Paul, e, Introdução à história do cinema mediada pelo diretor de cinema e teatro Cristiano Burlan.

A Mostra incluiu também duas oficinas práticas: Cinema de Animação, oferecida pelo Núcleo de cinema e animação de Campinas e, Produção de vídeo, oferecida pela Pappilon Cinema e Vídeo.

Convidamos a todos para prestigiar a programação a partir do dia 08 de Dezembro, às 20h no Palácio dos Azulejos, e desejamos uma ótima Mostra a todos!