8ª Mostra

logo8mca 8ª MostraEm 2014 o evento foi realizado de 23 a 30 de Novembro em diversos pontos da cidade. A programação, totalmente gratuita, é formada por sessões de curtas, palestras, oficinas práticas de produção audiovisual e programações especiais, tais como a “Curta o longa” e a infantil “Cineminha”.

Repetimos a experiência do ano anterior e as inscrições foram totalmente online e o resultado foi muitos inscritos em um curto período de tempo. O Comitê de Seleção teve o duro trabalho de escolher os filmes que iriam compor a nossa grade e infelizmente alguns trabalhos importantes ficaram de fora. Dos mais de 200 filmes inscritos selecionamos 50 trabalhos para compor a grade deste ano. A Sessão de Abertura no dia 26/11 trouxe a novidade de exibir filmes inscritos na Mostra, montamos uma sessão especial com alguns dos curtas campineiros, destacando assim a produção local. Continuando as exibições de curtas-metragens tivemos a Sessão Alvorada, com temática jovem realizada no dia 27/11 no ETECAP, 03 sessões realizadas no MIS Campinas: Sessão Voga dia 27/11, Sessão Rink dia 28/11 e Sessão Casablanca dia 30/11, além de 02 sessões realizadas em praça pública: Sessão Paradiso dia 28/11 na Praça Bento Quirino e Sessão Jequitibá dia 29/11 no Centro de Convivência. Mantendo a tradição de sessão inadequada para menores, a Sessão Windsor, foi realizada no Ideia Coletiva, co-realizador desta edição. A Sessão foi acompanhada de performances e exposição!

Nas sessões especiais merece destaque a sessão Curta o longa em que o filme RIO CIGANO foi lançado na cidade seguido de um bate-papo com a diretora campineira Julia Zakia dia 29/11 no SESC Campinas. O filme foi produzido na região com profissionais e elenco local.

A Sessão infantil CINEMINHA continuou um sucesso em nossa grade sendo exibida três vezes durante o evento, dia 23/11 no SESC e dias 28 e 29/11 no MIS Campinas. Também vale destacar o Especial do dia 05 de Dezembro, a Confraternização de Encerramento, em que exibimos os filmes preferidos pelo público e os curtas-metragens resultado das oficinas.

Nas atividades paralelas destacamos a Caminhada Videográfica, realizada no dia 23/11 em parceria com o SESC Campinas, as Oficinas de Desenho de Animação, dia 30/11 em parceria com o SESC e a Práticas da Direção de Arte realizada dia 28/11 no MIS Campinas.

Para fomentar a produção regional e promover o diálogo entre realizadores e o público, a Mostra inclui também a palestra Campinas através de seus curtas, em que a história da cidade será contada através de curtas produzidos na região, dia 27/11 no ETECAP. Ficamos muito satisfeitos em continuar este ciclo de trabalhos que une profissionais atuantes na área, interessados em ingressar neste mercado e também os apreciadores da sétima arte. Mais uma vez agradecemos aos nossos parceiros, fundamentais para a execução e aos realizadores que enviaram os seus trabalhos.

ilustra_8mca500 8ª Mostra