REGIONAL
Integrado pelas sessões Curta Campinas, no ciclo regional são exibidos os filmes da Região Metropolitana de Campinas (RMC), seguidos de bate-papos mediados com as equipes dos filmes.
Desde a 12ª edição a curadoria desta categoria é feita pelas pessoas realizadoras inscritas, que para além da seleção das obras também estruturam as sessões, agrupando os filmes por critérios definidos por eles mesmos e definindo a ordem de exibição.
Este formato além de proporcionar mais um momento para convívio e troca entre quem está produzindo atualmente na RMC, faz com que o processo de seleção seja mais democrático, transparente e representativo. E, tendo ou não seu filme exibido na Mostra, todos os realizadores que se inscreveram fazem, de alguma forma, parte das sessões.
Nesta edição as Curta Campinas trazem documentários, animações, ficções e filmes experimentais que nos apresentam desde acontecimentos históricos passados na região até filmes autorais que brincam com a linguagem cinematográfica. Mostrando todas as possibilidades do cinema regional.
Equipe Mostra
CURTA CAMPINAS 1, 67'
19/09 às 19h00
🧶 Sala dos Toninhos
THEODORO & NOVO - A HISTÓRIA DO CINEMA EM PEDREIRA, J. Peron
Pedreira-SP I 2024 I 12' I Documentário I Livre
Sinopse: Documentário que mergulha nas memórias e legado da família Novo, responsável pelo prédio de entretenimento que abrigou o cinema na cidade de Pedreira, desde 1910. Dirigido por J. Peron, o neto do fundador, o documentário oferece uma jornada emocionante através das décadas, revelando as histórias por trás do cinema e sua importância na comunidade local. Com imagens de arquivo preciosas, o documentário destaca momentos marcantes da trajetória do cinema e sua relação única entre o cinema e personalidades renomadas da cultura brasileira, como Mazzaroppi e Cornélio Pires, que deixaram sua marca no Theodoro & Novo.
UTOPIA MUDA, Julio Matos
Campinas-SP I 2023 I 20' I Documentário I Livre
Sinopse: A luta pela democratização dos meios de comunicação a partir da história da Rádio Muda, a mais longeva rádio livre que desafiou o sistema para defender a liberdade de expressão. Narrado em primeira pessoa, o filme é construído a partir do material de arquivo do próprio diretor, que foi um membro do coletivo da Rádio Muda e um ativista pela democratização dos meios de comunicação no início do século XXI.
THOMAZ DE TULLIO: DESBRAVADOR E PIONEIRO, Murilo Dias de Freitas
Campinas-SP I 2023 I 10' I Documentário I Livre
Sinopse: Realizadas com a artesania de um sonhador e a acurácia de um matemático, as imagens de Thomaz de Tullio ajudam a fundar o cinema campineiro. Desbravador e pioneiro em sua arte, Thomaz de Tullio deu luz e régua cinematográfica à dramaturgia de outro campineiro ilustre, Amilar Alves, em 1923. É uma parte dessa memória centenária que este filme procura resgatar.
O TEATRO POLÍTICO, Hamilton Rosa Júnior
Paulínia-SP I 2024 I 25' I Documentário I 10 anos
Sinopse: Com súbitas trocas de governo, o Teatro de Paulínia, um dos maiores do Estado de SP, passou do apogeu ao abandono e agora a prefeitura se apressa para vender o espaço para a iniciativa privada, possivelmente para abrigar uma igreja.
Mediação do Bate-Papo: Cláudia Bortolato
Membro da Coordenadoria de Organização Interna da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas (CTAv-Campinas), participando da produção das Semanas Amilar Alves de 2022, 2023 e 2024 e do I Congresso Audiovisual Campinas (2022).
É realizadora audiovisual e promotora do cineclubismo, estuda memória, identidade e as potencialidades curriculares do cinema, das Tecnologias da Informação e Comunicação e do Cineclubismo na Escola e na Formação de Professores.
CURTA CAMPINAS 2, 59'
20/09 às 19h00
🧶 Sala dos Toninhos
SEMPRE O MESMO, João Folharini
Campinas-SP I 2024 I 19' I Ficção I 12 anos
Sinopse: Alberto é um senhor de 75 anos que luta contra o Alzheimer e vive com seu filho Sérgio, que o auxilia nas tarefas domésticas. Ao assistir antigas fitas VHS, Alberto reflete sobre seu comportamento. Essas reflexões o levam a uma compreensão que redefine sua perspectiva de vida diariamente.
CORRES, Felipe Toten e Giovana Rodrigues
Campinas-SP I 2023 I 08' I Documentário I Livre
Sinopse: A visão de jovens envolvidos na pixação como forma de expressão e confronto social. Eles buscam demarcar suas identidades em um mundo que pressiona pela conformidade. Este filme mergulha nas complexidades da busca por autonomia e visibilidade social, enquanto questiona os valores tradicionais da sociedade.
CAFÉ DA MADRUGADA, Paulo Barreto
Campinas-SP I 2024 I 10' I Ficção I 12 anos
Sinopse: Um homem de 29 anos repensa a sua vida após ter despertado de um sonho estranho. Ele prepara um café enquanto escreve memórias e pensamentos que invadem sua mente até chegar a hora de ir trabalhar.
AEMULA, Rodrigo Mazutti
Campinas-SP I 2023 I 02' I Ficção I Livre
Sinopse: Drew, um jovem de classe média alta, herdeiro de uma casa colonial de família em New Hampshire, casado com Cindy, recebe uma ligação que o faz questionar sua sanidade.
TUDO QUE IMPORTA, Coraci Ruiz
Campinas-SP I 2024 I 20' I Documentário I Livre
Sinopse: Tudo Que Importa conta a história de três famílias de pessoas trans e os processos de acolhimento e celebração de suas identidades. Estas mães, pais e avós dão um passo à frente e decidem lutar por uma sociedade que respeite e valorize a diversidade. Realizado por uma cineasta que é também mãe de uma jovem pessoa trans, o filme conecta gerações mostrando histórias de amor, transformação e aprendizado.
Mediação do Bate-Papo: Janice Castro
Produtora cultural desde 2004, tendo aberto a Diálogos Produções Culturais em 2011. Atua na área audiovisual e outras, em especial com produção, produção executiva, curadoria, oficina e cursos.
Membro da Organização Interna do Coletivo CTAV (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas) e membro do ICINE (Forum do Audiovisual do Interior).
Trabalhou em inúmeros curtas, entre eles Rubinata e Rainha do Maracatu e alguns longas, tais como: Capô em 3 atos, Café, um dedo de prosa, O ar que a gente respira e O Jornaleiro.
Atualmente (08/2024) está nos projetos, Beija-Flor, Cicatriz e Vapor Speranza.
CURTA CAMPINAS 3, 69’
26/09 às 19h00
🧶 Sala dos Toninhos
IMPULSIONANDO SONHOS, Neto Nass
Campinas-SP I 2024 I 20' I Documentário I Livre
Sinopse: O documentário "Impulsionando Sonhos" conta a história de Laila Storari.
GATOS DA LUA, Thamires Kaneko
Campinas-SP I 2023 I 05' I Animação I Livre
Sinopse: Curta-metragem de animação 2D que aborda o preconceito contra descendentes japoneses no Brasil por meio da narração da infância da protagonista e seu processo de autoconhecimento e a busca pela aceitação de suas diferenças.
O MEU ÚLTIMO DESEJO, Rodney Gonzaga Barbosa
Campinas-SP I 2024 I 25' I Ficção I 18 anos
Sinopse: Jonathan "Rodney Gonzaga" um assassino de aluguel descobre que está com câncer, com seus dias contados ele decide parar de trabalhar... mas tudo muda quando ele conhece Samantha "Andressa pecci" uma cliente com uma proposta de trabalho diferente!
MIGUÉ, Kaito Prado
Campinas-SP I 2023 I 19' I Ficção I 10 anos
Sinopse: Em 1900, um jovem preto enfrenta o racismo e a segregação da sociedade para jogar futebol e fundar um clube, na cidade de Campinas–SP. Esse jovem conta com a ajuda de amigos anarquistas em sua jornada, e com o passar do tempo, sua luta se torna um verdadeiro legado, seu nome é Miguel do Carmo, ou simplesmente, Migué.
Mediação do Bate-Papo: Fernanda Teodoro Viana
Graduada em Letras - Inglês/Literaturas (UERJ) e Cinema (UFSC), e é pós graduada em Literatura Inglesa e Americana (UERJ) e em Direito do Entretenimento (UERJ).
Produz curta metragens documental, assim como mostras e festivais de cinema, trabalha com exibição, distribuição e licenciamento independentes e desenvolve projetos audiovisuais como produtora e produtora executiva. É membro da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas (CTAv) desde 2017 e em 2023 integrou a Coordenação de Organização Interna e Memória. A CTAv produz coletivamente anualmente a Mostra Amilar Alves em Campinas desde 2018 e em 2022 produziu o 1o Congresso do Audiovisual de Campinas. Fernanda também é membro do ICINE (Fórum do Cinema do Interior Paulista). Em 2022 lançou o documentário curta metragem “Haitianas”, vencedor do Proac - Prêmio Estímulo à Produção de Curtas, onde atuou no roteiro, direção e produção. Em 2023 produziu a Mostra Curta Audiovisual em Campinas.
Desde 2023 realiza o Cine Infância, projeto de cineclube infantil em escolas da rede pública de Campinas, contemplado pelo FICC, LPG Municipal e Estadual.
CURTA CAMPINAS 4, 57’
27/09 às 19h00
🧶 Sala dos Toninhos
CRU, Diego Ruiz de Aquino
Campinas-SP I 2022 I 09' I Experimental I 14 anos
Sinopse: Egon não deseja mais nada; a não ser um bife… cru. Porém, ao conhecer uma Mulher Desdenhosa, ele volta a sentir raiva e amor. Juntos eles vão desvelar as camadas mais sutis da realidade; mas bastará para que encontrem, dentro de si, algo além da solidão?
RABISCO - EPISÓDIO PILOTO, Rafael Soares Gonçalves
Campinas-SP I 2024 I 05' I Animação I Livre
Sinopse: O pequeno recorte chamado Rabisco se aventura com suas criações de papel.
SEU JOÃO DA HORTA, Vania Brega
Campinas-SP I 2023 I 16' I Documentário I Livre
Sinopse: No coração do bairro do Itajaí, em Campinas, a horta comunitária de Seu João é um vibrante oásis de união e sustentabilidade. Transformando um terreno abandonado em uma fonte de alimentos frescos para a região, Seu João cultiva não apenas vegetais, mas também esperança e laços comunitários.
O VIAJANTE DO DELÍRIO, Paulinho de Almeida
Campinas-SP I 2024 I 03' I Experimental I Livre
Sinopse: Monólogo sobre a demência e o delírio.
PISA NA TRADIÇÃO, Coraci Ruiz
Campinas-SP I 2023 I 24' I Documentário I Livre
Sinopse: A Comunidade Jongo Dito Ribeiro salvaguarda a tradição do Jongo em Campinas, São Paulo, por meio da memória de seu ancestral Benedito Ribeiro. Em 2023, o grupo grava um álbum que inclui diversos pontos musicais do Jongo, recebidos e compostos coletivamente pelos seus membros. Durante o processo de gravação, somos apresentados à história desse movimento cultural, e as formas como a comunidade trava a luta anti-racista na última cidade brasileira a abolir a escravidão.
Mediação do Bate-Papo: Damaris Guedes
Pedagoga formada na Unicamp, professora de educação infantil na prefeitura de Campinas, professora do ensino fundamental em Hortolândia, professora coordenadora do Programa Cinema e Educação da prefeitura de Campinas.