top of page

MASTERCLASSES

​​​​Audiodescrição para além da contrapartida 

Símbolo-Libras.png

🧶 21/09 das 09h00 às 12h00
🧵 CEPROCAMP

🪡 RESERVA DE VAGA
​​

Sinopse: A proposta é abrir o diálogo com as pessoas participantes, acerca das possibilidades da Audiodescrição no audiovisual. Falar sobre o processo operacional e as possibilidades na pré-produção, produção e pós-produção. Exibição de trechos de produções audiovisuais, em que a Audiodescrição é parte da narrativa. Um convite à percepção da ferramenta assistiva como linguagem.

Público-alvo: Roteiristas, diretores, escritores, produtores, estudantes de cinema e audiovisual, artistas da cena.

Ministrante:

Estela Lapponi

1.png

Performer, videoartista e terrorista poética paulistana. Tem como foco de investigação artística: 
- o discurso cênico do corpo DEF (pessoa com deficiência): 
- a prática performativa e relacional (público), 
- o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas. 
Desde 2009 realiza práticas investigativas a partir do conceito que criou – Corpo Intruso, sobre o qual lançou o livro Corpo Intruso – uma investigação cênica, visual e conceitual, graças ao Prêmio pelo Histórico em Artes Visuais do PROAC LAB 2021. Integrante titular do GT de Acessibilidade Funarte. Pesquisadora convidada, responsável pelo Audiovisual do Mapeamento de Artistas e Agentes Culturais DEF, parceria entre a Secretaria de Formação Livro e Leitura do Minc com a Universidade Federal da Bahia. Palestrante convidada para 9 edição do Forum Brasil UK na Universidade de Oxford. Contemplada pelo Edital Cultura Viva Sérgio Mamberti do Minc. Contemplada pelo RUMOS 2024/2025 com o solo CAPENGA! Contemplada pelo 1o Artes Digitais Cultura DEF do 27o Festival da Cultura Inglesa 2024.

🧶 28/09 das 09h00 às 12h00
🧵 CEPROCAMP

🪡 RESERVA DE VAGA

Sinopse: Sobre o papel da atuação diante da câmera: caminhos e desafios para quem está se iniciando no audiovisual/cinema como ator/atriz.

​​​​Luz, Câmera e…estou iniciando e agora?

Símbolo-Libras.png

Ministrantes:

Daniel de Almeida

 
Tiche Viana

2.png
3.png

Formado em comunicação social – Publicidade e Propaganda.  Ator profissional desde 2004. Educador Social onde desenvolve diversos cursos na área do audiovisual e fotografia, com crianças e adolescentes de periferia. 
Em 1995 inicia no Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Campinas, sob orientação de Inês Vianna, onde participou como ator até o ano de 2018 em diversos espetáculos. Em 2016 cria o curso experimental de teatro abordando o TEATRO da CRUELDADE de Antonin Artaud, a partir da orientação deste curso, nasce o grupo teatral CARCAÇA, onde atua como diretor, pesquisador, roteirista, sonoplasta e ator.
É criador do CinePRETO CenaPRETA coletivo que promove os artistas do cinema preto brasileiro e do NEC – Nucleo Experimental de Cinema, ambos com sede na Sala dos Toninhos.
No cinema já atuou em mais de 13 filmes, entre curtas e longas-metragens, além de assinar outros trabalhos como diretor e roteirista.

Tiche Vianna é atriz, diretora e pesquisadora de teatro, formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA) da Universidade de São Paulo. Doutorou-se em Artes da Cena pela UNICAMP. Especializou-se na linguagem das máscaras e na Commedia Dell ́Arte, na Itália, pela Università degli Studi di Bologna e pelo Firenze of Papier Machê. Lecionou e coordenou a Escola Livre de Teatro de Santo André/SP e foi professora de improvisação, interpretação e máscaras no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Desenvolveu trabalhos de orientação de Pesquisa e Projetos de Montagem junto a ECA e EAD. Foi sócia fundadora do Barracão Teatro dirigindo espetáculos como  “Zabobrim o rei vagabundo”, “Destino – quando o que está dito não precisa de palavras” e “Nau Frágil”. Foi responsável pela preparação de atrizes e atores em minisséries e novelas como "Hoje é Dia de Maria", “A Pedra do Reino”, “Capitu”, “Dois Irmãos”, “Meu Pedacinho de Chão” e "Velho Chico", entre outras exibidas pela Rede Globo (2005/2017) e “Independências”, exibida pela TV Cultura (2022). Escreveu e dirigiu o espetáculo “Janelas”- com o Teatro Rerigtiba/ES (2022) e fez a Direção Cênica das “Aventuras do Capitão Rabeca”, da Damião e Cia e do  “Concerto Cênico da Ópera Popular Macunaíma” (2023), de Marcelo Onofri. É parceira da Cia dos Náufragos, Cia Histriônica e do artista da cena Eduardo Brasil na gestão compartilhada do Teatro Barracão – Território das Artes.

bottom of page