Clique na imagem para ver o catálogo completo
13ª edição - 16 a 26 de agosto/2023
A Mostra Curta Audiovisual chegou à sua 13ª edição com a proposta de REEXISTIR. Após quatro anos de pausa, período em que todos enfrentamos muitos desafios pessoais e coletivos e uma pandemia sem precedentes, voltamos ainda com mais vontade de promover encontros e trocas entre as diferentes formas de se pensar e se fazer audiovisual... buscando outras formas de pensar a nossa existência nesse mundo.
O audiovisual é fundamental na reconstrução do nosso pertencimento e de nossa identidade, e a programação foi toda pensada com foco na pluralidade territorial, de gênero e de raça, capazes de reavivar nossos sonhos e construções coletivas.
Os filmes exibidos refletiram a potência de múltiplas vozes, que deixam evidente que há sim novas possibilidades de ser e de sentir. Olhares que se voltam para saberes originários e narrativas que apontam para nosso futuro. E nossas atividades formativas propuseram uma ruptura com a lógica hegemônica e abraçaram as novas tecnologias. O debate se ampliou com mediações cineclubistas sobre a inclusão de atores sociais, ainda deixados à margem das cadeias de produção audiovisual, e que tanto podem oferecer em trocas de saberes e vivências.
A programação aconteceu de 16 a 26 de agosto de 2023, em um novo formato: de quarta à sábado, dividida em duas semanas. E além de ocupar outros espaços da cidade, voltou ao MIS Campinas, patrimônio histórico-cultural tombado e palco de resistência da cultura, onde ecoam palmas, risos e também chamados à luta.
Público total: 2000 pessoas
Filmes inscritos: 728 filmes
Filmes exibidos: 75 filmes selecionados
Filmes regionais: 16 filmes campineiros
Atividades paralelas: 15 atividades