top of page
Panorama Nacional
O Brasil atual se revela através de uma produção de curta-metragem com múltiplos protagonismos – das juventudes, do cinema que brota das escolas, das comunidades indígenas e quilombolas, de pessoas LGBTQIAPN+, das vivências de maternidades e de pessoas com deficiência. Esta curadoria nos permitiu enxergar a grandeza de um país que pulsa diversidade e que, diante da descentralização dos recursos da cultura, afirma o direito de diferentes identidades contarem suas próprias histórias.
A 15ª Mostra Curta Audiovisual abre inúmeras janelas para imaginários que, à primeira vista, podem parecer comuns, mas que, sob óticas inquietas e inventivas, refazem caminhos e conexões. É um espaço para seguir sonhando — mesmo quando o mundo, tantas vezes, se impõe duro e conflituoso.
Nossa serpente percorreu mais de 200 horas de filmes, tateando o que o Brasil queria nos dizer nesta edição. Selecionamos os 34 curtas vindos de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Mergulhamos no fogo, flutuamos por rios, escutamos o som das periferias, dos monumentos presentes, sentimos as ausências e celebramos a presença de muitos interiores brasileiros produzindo um cinema-potência. Passamos por escolas atentas, inventivas, onde a linguagem audiovisual se torna descoberta e criação.
Estas 8 sessões, batizadas com os nomes dos antigos cinemas de rua de Campinas, são uma oportunidade para que as narrativas aqui selecionadas possam lembrar ao público que, mais do que nunca, é preciso imaginar e que o cinema é esse lugar de múltiplas possibilidades. Uma ótima sessão!
Bruna Epiphanio
Luciana Oliveira
Rodrigo Diaz Diaz
Abertura/ALVORADA
Transformações - Futuro - Inovação - Utopias - Transições históricas


Roberto Baggio - Henrique Cartaxo
São Paulo/SP, 2024
6 minutos | Documentário
A lembrança da vitória do Brasil na Copa de 94 engendra uma fantologia dos anos 90, recuperando imagens que foram transmitidas pela televisão no período e que se tornaram parte da memória coletiva de toda uma geração.


A Nave Que Nunca Pousa - Ellen Morais
Campina Grande/PB, 2025
15 minutos | Documentário
A Nave Que Nunca Pousa paira sobre uma comunidade quilombola no sertão da Paraíba. Os moradores locais precisam lidar com as consequências desse acontecimento. Uma ficção científica documental nas terras de Aruanda.


Enquanto o interior pega fogo, o que a gente faz? - Mona Luizon
São José do Rio Preto/SP, 2025
3 minutos | Experimental
Agosto de 2024, auge das queimadas criminosas pelo interior do estado de são paulo. A cana pega fogo. Enquanto isso, o que a gente faz?


O Som da Pele - Marcos Santos
Recife/PE, 2024
22 minutos | Documentário
O Som da Pele é um documentário que acompanha a trajetória de Irton Mário, conhecido como Mestre Batman, músico e educador responsável por fundar o grupo "Os Batuqueiros do Silêncio". Formado por pessoas com surdez total ou parcial, o grupo utiliza a arte como meio de integração e inclusão social.


Minha Pele Preta em Terra Verde - Teddy Falcão
Rio Branco/AC, 2025
21 minutos | Ficção
No centro de uma Amazônia reconhecidamente indígena, Pio busca sua identidade negra a partir de memórias e diálogos com seu amigo Cecílio, um jornalista ribeirinho engajado em contar histórias do povo negro amazônico.


RINK
Inteligência artificial - Vício digital - Vigilância - Redes - Futuros distópicos - Sociedade do trabalho

Planeta Fome - Édier William
Porto Velho/RO, 2025
15 minutos | Animação
Ivani, uma mãe solo, perde o emprego e junto de seu filho Lucca, um garotinho de 8 anos, são empurrados para a miséria. Mãe e filho perdem tudo até restarem apenas um ao outro. Inspirado em eventos reais.


Perfecta Pulchritudo - Pedro Raposo
São Paulo/SP, 2024
6 minutos | Experimental
Em um ecossistema entorpecido pela obsessão por uma beleza inatingível, pela validação da sociedade e um capitalismo predatório três personagens lutam pela sanidade.


Javyju – Bom Dia - Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães
São Paulo/SP, 2024
25 minutos | Ficção
Em um futuro próximo, a terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O Pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de respostas.


Oração a Vácuo - Luis Calil
Goiânia/GO, 2024
24 minutos | Ficção
Um robô aspirador é conectado a um sinal de Wi-Fi misterioso e ganha consciência. Uma jornada de descoberta e autorreflexão leva o pequeno eletrodoméstico a se rebelar contra sua dona, uma jovem mentalmente instável.


CASABLANCA
Urbanidade - Ocupações culturais - Memória urbana - Arte e cultura popular - Reinvenção dos espaços


VERMELHO DE BOLINHAS - Joedson Kelvin e Renata Fortes
Santana do Cariri/CE, 2025
20 minutos | Documentário
Entre o visível e o imaginado, VERMELHO DE BOLINHAS questiona e disputa a representação imagética da "Heroína da Castidade", a menina sertaneja Benigna Cardoso, vítima de feminicídio no interior do Ceará em 1941.


Emerenciana - Larissa Nepomuceno
Curitiba/PR, 2023
12 minutos | Documentário
Ela teve nome, sobrenome e uma história, mas por ser negra e pobre teve sua identidade apagada. Emerenciana Cardoso Neves.


Espelho da Memória - Filipe Travanca e Roberto Simão
Osasco/SP, 2024
16 minutos | Ficção
Utilizando arquivos da infância e gravações atuais, Guinho narra seu vínculo com a avó Cida, explorando memória, arte e afeto.


E Seu Corpo é Belo - Yuri Costa
Rio de Janeiro/RJ, 2024
23 minutos | Ficção
Numa noite de soul… Carlos e Tony sangram suas mágoas. Um misto de terror, romance e musical, em E SEU CORPO É BELO, é década de 1970, em meio às festas Black no subúrbio carioca, quando Carlos reencontra seu ex-namorado Tony acompanhado de outra pessoa, reacendendo mágoas embaladas pelo soul.


PARADISO
Meio ambiente - Crise climática - Práticas sustentáveis


Mansos - Juliana Segóvia
Cuiabá/MT, 2024
20 minutos | Ficção
Benedita é uma jovem que cresceu com uma marca em seu passado: o assassinato de sua mãe, Tereza. Benedita, agora liderança, fará valer a luta de sua mãe em uma busca incessante por vingança.


Feme In The Machine - Valderiza Pereira
Toritama/PE, 2024
15 minutos | Experimental
Fame, é uma alienígena que narra a dura vida das costureiras de Toritama, refletindo sobre trabalho, ancestralidade robotização da vida e machismo instaurado.


Entre as Cinzas - Daniel Calil e Renato Ogata
Alto Paraíso de Goiás/GO e Goiânia/GO, 2025
23 minutos | Documentário
No Brasil, os incêndios florestais criminosos são a principal causa do desmatamento e se tornam arma para os grileiros. Alex Gomes, líder de uma Brigada Voluntária, combate incêndios exaustivos e perigosos na tentativa de salvar sua comunidade e o meio ambiente.


Nossos Sonhos Pela Janela - Italo Evangelista
Cuiabá/MT, 2024
10 minutos | Documentário
Em um futuro do centro-oeste distópico, cinco crianças embarcam em uma jornada em uma antiga escola abandonada para encontrar um tesouro a muito tempo perdido. No presente, as mesmas crianças aprendem sobre preservação ambiental e refletem sobre seus próprios futuros.


WINDSOR
Vivências LGBTQIAPN+ - Corpos dissidentes - Sexualidades plurais - Resistência Queer


Via Sacra - João Campos
Brasília/DF, 2024
20 minutos | Ficção
Gleide tenta se concentrar em seu local de trabalho. Na TV, imagens da racista violência policial. Um telefonema inesperado vai colocá-la em uma verdadeira Via Sacra pela vida.


INTERMUNDIO - Pietro Godinho
São Roque/SP, 2024
18 minutos | Ficção
"Intermúndio" retrata o dilema de Arlindo, um idoso gay de 70 anos debilitado pela saúde. Ao ser sugerido por seu filho, Timóteo, que se mude em busca de cuidados, Arlindo enfrenta a difícil decisão entre o passado, representado por sua casa repleta de memórias, e as necessidades do presente.


Eu Estou Aqui - André Santos
Natal/RN, 2024
17 minutos | Ficção
Jussara está desaparecida há quase dois dias. Sua mãe, Moema, e sua melhor amiga, Amara, saem às ruas em busca da jovem travesti.


Um dia de Negão - Rebeca Carmo e Analu
Salvador/BA, 2024
7 minutos | Documentário
Três homens trans negros enfrentam manifestações de seus inconscientes enquanto vivem suas rotinas no Nordeste de Amaralina. Cada encontro reflete suas lutas internas e as pressões de uma sociedade que exige uma masculinidade rígida. Em meio a essas experiências, eles compartilham reflexões sobre as expectativas de viver uma masculinidade mais saudável e livre de estereótipos.


JEQUITIBÁ
Povos originários - Oralidade - Cultura ancestral - Quilombolas


Pai, Volta Logo! - Monica Ogaya
Salto/SP, 2023
15 minutos | Documentário
O filme é um relato de uma filha para o seu pai sobre a ausência que sentiu durante vinte anos que ele viveu distante da família como um trabalhador no Japão e a reconstrução desse laço afetivo.


Os Sonhos Guiam - Natália Tupi
São Paulo/SP, 2024
19 minutos | Documentário
"Para o Povo Guarani Mbya, os sonhos são como se fossem portais para tudo aquilo que não vivemos no mundo físico. Eles nos permitem ver pessoas que não vemos mais nesse plano ou interagir com algo que se queria muito na vida". Este filme retrata algumas das experiências espirituais e sensoriais do jovem líder indígena Mateus Wera, morador da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. Os sonhos compartilhados são a conexão entre ele e o irmão, Karaí Poty, e entrelaçam os caminhos da vida do cacique nas lutas atuais do seu povo.


Acupe - Rafa Martins
Acupe/BA, 2024
7 minutos | Documentário
Documentário sobre a tradicional manifestação cultural do Nego Fugido, que ocorre em Acupe, na Bahia.


Travessia - Karol Felicio
Aldeia Rio Piraquê-Açu, Aracruz/ES, 2024
15 minutos | Documentário
"Travessia" é um curta que retrata a transição no parto da aldeia indígena Rio Piraquê-Açu. Entre ancestralidade e modernidade, a parteira Keretxchu e suas netas enfrentam dilemas culturais e escolhas pessoais em busca de identidade, conexão e pertencimento.


O Sonho de Anu - Vanessa Maria
Aldeia Alto do Tambá, Vale do Piancó/PB, 2024
16 minutos | Ficção
Através da ciência do sonho e guiada pela memória da água, Anu, uma jovem originária do continente africano, refaz os passos dos seus ancestrais pelo território paraibano, lugar onde três reencontros pretendem plantar uma nova memória da presença indígena e negra no imaginário brasileiro.


VOGA
Feminismos - Autonomia corporal - Patriarcado - Mulheres


Tapando Buracos - Pally e Laura Fragoso
Maceió/AL, 2025
20 minutos | Ficção
Rosa e Janaína são duas jovens que sobrevivem tapando buracos em uma estrada rural no alto sertão. Além da falta de dinheiro e de perspectivas de futuro elas enfrentam a escassez de insumos básicos para sua higiene íntima, se deparando com o preconceito, a falta de informação e os tabus sobre a temática da menstruação.


Raposa - Margot Leitão e João Fontenele
Acaraú/CE, 2024
15 minutos | Ficção
Em uma pequena casa do interior do Ceará, mora Raposa, uma mulher de jeito peculiar que chama atenção de Lelé, um diarista que trabalha na casa ao lado.


Dalva da Rua Sete - Gab Lourenzato e Nanda Ferreira
São Paulo/SP, 2024
15 minutos | Ficção
Dalva é uma mulher idosa e negra que vive sozinha há muito tempo depois de ter criado seus filhos e netos na periferia de São Paulo. A cada segundo que passa, se sente mais presa à inércia de seu cotidiano, até que por um impulso calculado, decide mudar completamente de vida.


O Céu Não Sabe Meu Nome - Carol AÓ
Salvador/BA e São Paulo/SP, 2024
20 minutos | Ficção
Uma neta ressignifica a morte de sua mais velha através das memórias antes não ditas.


REAL
Periferia - Juventudes - Protagonismo popular


Black House: Jazz é o corre - Amilcar Neto
São Paulo/SP, 2025
20 minutos | Documentário
Em "Black House: Jazz é o Corre", o virtuoso trompetista Lucas Gomes usa sua música para expressar as lutas e alegrias enquanto artista periférico.


A Menina Que Queria Voar - Tais Amordivino
Salvador/BA, 2024
20 minutos | Ficção
Uma menina sonhadora da periferia de Salvador embarca em uma jornada de fantasia e autodescoberta enquanto tenta responder à grande pergunta: o que vai ser quando crescer?


Vípuxovuko - Aldeia - Dannon Lacerda
Campo Grande/MS, 2025
15 minutos | Ficção
Ailton é um líder indígena que não se enquadra nos estereótipos. Na aldeia urbana onde reside, busca formas de resistência para manter a cultura e o senso de coletividade do seu povo.


Para Onde Vão Os Animais? - Rogério Borges
Rio Claro/SP, 2024
15 minutos | Ficção/Documentário
Sem dinheiro para comprar comida e ração, a vice-diretora de uma escola agrícola decide rifar o cavalo, gerando revolta nos estudantes, enquanto os animais matutam um plano.


bottom of page