top of page

 Infantil Mostrinha

Considero como um dos principais critérios, o respeito pela inteligência e sensibilidade da criança que a obra manifesta.
É sabido que toda seleção representa o olhar pessoal do curador. Procuro fazer uma seleção imparcial com base em décadas de experiência em ver, analisar e fazer cinema, principalmente cinema de animação. Mas, é claro que também tenho a minha percepção, identificação e preferência por linguagens, técnicas e temas. Cada curador tem as suas próprias formas de ver e analisar, por isso pode ser que diferentes curadores fariam escolhas diversas.
Não podemos deixar de respeitar os limites de grade e duração da sessão. Em benefício das próprias obras e do público. Uma sessão longa e cansativa prejudica tanto os realizadores e suas obras quanto as pessoas que assistem aos filmes. Portanto precisamos lidar com a difícil realidade de ver belas obras que não caberão nesta edição.
Acredito que as crianças que passarem este tempo no escuro assistindo e sentindo essa programação, levarão experiências de aprendizado e divertimento que se refletirão no resto de suas vidas.
Espero que continuem frequentando salas de cinema e, principalmente, escolhendo bons filmes.
Maurício Squarisi

Quando as ondas do mar desligam - Yasoda Nanda e Assaggi Piá

Salvador/BA, 2025
14 minutos | Infantil
Uma família atípica vive atenta aos cuidados do pequeno filho autista Fred. Em um dia ensolarado, de visita ao mar, a diversão está garantida nos pequenos acontecimentos, e pode ser interrompida inesperadamente quando se questiona os detalhes do funcionamento do mundo.
Classificação Livre
Cartaz do filme Quando as ondas do mar desligam. Ilustração de uma família na praia. Lado a lado um homem negro de pele clara com cabelos curtos e encaracolados leva uma mochila pendurada nos ombros, à sua direita sua companheira uma mulher negra retinta de cabelos trançados e amarrados pendem pelo seu ombro direito enquanto ela ri carregando uma prancha de bodybord. De cada lado do casal duas crianças empolgadas parecem conversar e saltar. Ao fundo o horizonte entre o mar azul e um céu com poucas nuvens. No topo o título do filme.

Além das Pipas - Thiago Oliveira

São Paulo/SP, 2023
6 minutos | Infantil
Danilo, um garoto tímido que prefere ficar em casa lendo livros, tem sua rotina mudada ao ser transportado para um mundo fantástico repleto de pipas que conectam sua ancestralidade com a realidade.
Classificação Livre
Frame do filme Além das Pipas. Lado a lado uma mulher e um menino negros vestidos com kapulanas de estampas coloridas em frente à uma parede de grandes escamas douradas e áreas roxas e vermelhas. A mulher tem um adorno de cabeça com fios dourados cobrindo parte de sua testa e olhos, usa maquiagem dourada no queixo. Vista parcial de pipas junto ao corpo dos dois.

A Menina da Serra - Cleyson Gomes

Paulista/PB, 2024
11 minutos | Animação
Apesar das dificuldades da vida no campo, Edinete encontra felicidade nas pequenas coisas. Porém, uma dessas coisas a leva para um lugar totalmente novo e inesperado, desafiando tudo o que ela conhece.
Classificação Livre
Cartaz do filme A Menina da Serra. Ilustração em estilo mangá de uma menina de cabelos lisos e castanhos na altura das orelhas. Usa um vestido azul com uma listra horizontal preta na altura da barriga. Está de pé em uma pedra com os braços estendidos e as mãos cerradas junto às laterais do corpo. Ao fundo uma pradaria árida com um mar de morros no horizonte. No topo o título do filme.

Memórias de Pelúcia - Alexandre Estevanato

São José do Rio Preto/SP, 2025
8 minutos | Ficção
Num encontro entre avô e neta, embalado por uma antiga caixinha de música, memórias e descobertas se entrelaçam. Uma delicada reflexão sobre o tempo, o amor e as melodias que a vida deixa em nós.
Classificação Livre
Cartaz do filme Memórias de Pelúcia. Em uma praça, sentados em um banco de madeira um senhor e uma menina em primeiro plano. Ele é branco, tem cabelos e barbas grisalhas, usa um terno xadrez marrom e tem o olhar perdido no horizontal à direita. Ela é branca, tem longos cabelos castanhos e lisos adornados com uma tiara azul. Usa um vestido da mesma cor com desenhos de borboletas. Olhas em direção ao senhor atenta. No topo o título do filme.

Mundo Munduruku: Floresta em Pé - Adriana Pinto Barros

Campinas/SP, 2025
3 minutos | Animação
Na aldeia Munduruku, sob a luz quente da fogueira, Vovó Nina encanta as crianças com uma história ancestral: a jornada de Maruã, uma jovem guerreira determinada a recuperar as histórias do mundo, guardadas no reino celestial de Nayane, a deusa dos céus. Acompanhada por sua leal amiga, a capivara Anga, e pelos inesperados companheiros Belo, o macaco guariba de grito poderoso, e La Divina, a arara vaidosa e extravagante, Maruã embarca em uma aventura épica. Para conquistar o Cesto Sagrado das Histórias, o grupo precisa capturar três seres míticos e perigosos: Anhá-Guaçu, a onça de dentes terríveis; Kabaatas, as vespas de fogo; e Cunhã-Poxy, a fada venenosa. Ao longo da jornada, Maruã descobre a força da amizade, da coragem e do conhecimento ancestral, usando cipós mágicos para superar desafios e provar seu valor. Com uma trilha sonora inspirada nos ritmos indígenas e uma atmosfera mágica, Mundo Munduruku celebra a importância das histórias e das mulheres como guardiãs da sabedoria. Quando Vovó Nina encerra sua narrativa, as crianças compreendem que cada história contada mantém viva a chama da imaginação – e que o verdadeiro poder está em compartilhá-las com o mundo.
Classificação Livre
Frame do filme Mundo Munduruku. Ilustração 2D de um menino indígena de longos cabelos pretos e lisos presos com uma faixa na altura da testa. Veste camiseta vermelha, bermuda azul, um colete marrom e um colar. Tem uma pula junto ao olho direito e observa o chão com um sorriso. No caminho de terra pegadas humanas. O acompanham pela estrada uma capivara e uma arara vermelha.

Natureza - Sheila Rodrigues, Jaqueline Lopes

Contagem/MG, 2024
7 minutos | Animação
A natureza está em nós, assim como nós fazemos parte da natureza.
Classificação Livre
Frame do filme Natureza. Retrato desenhado com lápis de cor de uma mulher indígena. Tem os cabelos pretos e lisos na altura dos ombros com uma franja curta. Usa cocar na cabeça, com vista parcial das penas azuis e vermelhas que ultrapassam a parte superior da imagem. Seu rosto está pintado com linhas angulares pretas e vermelhas. Usa um colar de contas marrons, semelhantes a sementes. Tem o olhar sério.

Tartaruga Marinha - Bruno Araújo, Leonardo Marcini, Sávio Leite e Victor Piva Schiavon

Belo Horizonte/MG, Cataguases/MG e Ubá/MG, 2025
3 minutos | Animação
Tartaruga-marinha é o animal que estampa a atual nota de dois reais, que muita criança nem conhece, por causa das transações eletrônicas de comércio.
Classificação Livre
Frame do filme Tartaruga Marinha. Ilustração em estilo colagem de uma menina negra com um grande sorriso. Ela tem cabelos curtos e crespos com textura de crochê. Usa uma faixa amarela. Tem os olhos fechados e a boca aberta em um grande sorriso. Nas mãos segura uma nota de 2 reais, vista parcial da nota azul e do escrito “Banco Central do Brasil”.
bottom of page