top of page

Latina

A escolha dos filmes reunidos nesta sessão Latina traçam caminhos distintos, mas profundamente entrelaçados pela força política e poética do olhar cinematográfico latinoamericano. "Exento", de Otto Morales, e "Carne de Dios", de Patricio Plaza, aproximam-se ao explorar, cada um a seu modo, experiências ligadas à sexualidade e ao corpo: o primeiro revela os espaços clandestinos da sociabilidade LGBTQIAPN+ em Havana (Cuba) como território de desejo e trauma; o segundo tensiona os limites entre fé, erotismo e poder num México colonial, onde um ritual indígena confronta a rigidez evangelizadora. Já "Jejui", de Nancy García Vargas, e "Memorando", de Jennifer Lara, refletem as feridas deixadas por regimes ditatoriais. Enquanto o primeiro denuncia a tortura policial no Paraguai de Stroessner, o segundo evoca, através dos corredores vazios de uma maternidade chilena, a memória silenciada dos sequestros de bebês durante a ditadura de Pinochet. Em comum, os quatro filmes convocam um cinema de evocação — de corpos vulneráveis, histórias apagadas e espaços relegados — que resiste ao esquecimento e reafirma, com urgência e beleza, a potência política e sensível do olhar latinoamericano. 
 
Mauricio Ferreira

Exento (Isento) - Otto Morales

Cuba, 2024
10 minutos
Existem lugares públicos em Havana, Cuba, onde a comunidade gay se reúne secretamente. O vínculo do diretor com esses espaços provoca conflitos que o obrigam a retornar às chamadas "potajeras", explorando uma ampla gama de emoções, desde a paz e a liberdade até as áreas mais sombrias de seus próprios medos. Nessa jornada, entrelaçam-se sentimentos de amor e ódio por esses lugares, intensificados por sua experiência com o contágio do HIV e sua subsequente busca por refúgio e respostas.
Classificação 16 anos
OC
Frame do filme Exento. Imagem em preto e branco de uma pessoa em frente à uma construção térrea de larga marquise. O céu é grande nos dois terços superiores da imagem, repleto de núvens iluminadas.

Carne de Dios (Carne de Deus) - Patricio Plaza

Argentina, México, Colômbia, 2023
21 minutos
Durante o período colonial no México, um padre espanhol doente é levado por seu discípulo indígena até a casa de uma curandeira. Ela tenta curá-lo com um antigo ritual que terá efeitos inesperados no corpo e na mente do evangelizador.
Classificação 18 anos
OC
Frame do filme Carne de Dios. Ilustração de um frade de túnica marrom e um crucifixo pendurado no pescoço. É calvo, tem os olhos pequenos e amarelos, o nariz anguloso como um triângulo. Tem seios salientes e uma barriga arredondada. Está em uma paisagem noturna com gramíneas ao seu redor.

Jejui - Nancy García Vargas

Paraguai, 2018
18 minutos
História de Raúl, um jovem agricultor da Comunidade de San Isidro do Jejuí-San Pedro, que é levado junto com seus companheiros na noite de 7 de fevereiro para ser interrogado por suposta posse de armas. Ele é torturado pela polícia do regime de Stroessner e, durante esses momentos difíceis, busca nas suas memórias a força que precisa para sobreviver.
Classificação 14 anos
OC
Frame do filme Jejui. Detalhe dos rostos de duas pessoas deitadas sob iluminação parcial que inside por frestas de ripas de madeira. À esquerda um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos, tem a mão esquerda apoiada de dorso na testa. À direita uma mulher de pele clara e longos cabelos castanhos e lisos repousa de olhos fechados com a testa próxima a ele.

Memorando - Jennifer Lara

Chile, 2017
15 minutos
A angústia e a escuridão que se respira na ex-maternidade Barros Luco Trudeau através de sua antiga estrutura, seus infinitos corredores que enchem o vazio do espaço oculto e reprimido. Suas paredes listradas guardam segredos, diariamente sobrecarregados com a ausência e a ilusão de centenas de mulheres que buscam a luz que nunca viram brilhar.
Classificação 12 anos
OC
Frame do filme Memorando. Imagem do interior de uma casa de paredes revestidas por ladrílhos verde claro e brancoa. Uma larga porta de batente de madeira branco dá passagem a um cômodo escuro.
bottom of page