top of page

Seleção Oficial 2025

Filtrar por Categoria:
Frame do vídeo …E Ninguém se Indignou com o Cripface. Um par de mãos manipula caneta esferográfica preta e recortes de imagens e letras que formam o título do vídeo sobre um papel branco.

Videodança & Videoarte

… E ninguém se indignou com o Cripface

Fernanda Oliveira

Cartaz do filme A Nave que Nunca Pousa. Ilustração de um campo em tons de vermelho. Na parte superior há um ponto luminoso que se propaga em cruz. Ao lado, o texto: Tronxo apresenta - A nave que nunca pousa de Hellen Moraes. Na parte inferior, entre sombras, uma vaca junto a gramíneas. Embaixo, a barra de logos.

Panorama Nacional

A Nave Que Nunca Pousa

Ellen Morais

Cartaz do filme Âmago-Açu. Ilustração de um ser alaranjado de cabeça arredondada com duas orelhas ou chifres arrebitados e olhos grandes arregalados e boca de semicírculo voltada para baixo. Seu corpo é como uma gota invertida, sem braços e sem pernas flutua no meio do cartaz. Ao fundo uma sombra de um ser grande com 5 tentáculos. Em letras verdes “Âmago-Açu”.Na parte de baixo os créditos de produção e barra de logos.

Ciclo Regional

Âmago-açu

Diego Dill

Cartaz do videoclipe Baiana. Em um cenário escuro, sobre um pedestal branco apoiado num gramado, uma figura feminina de pele vermelha, tanga preta e faixa preta horizontal cobrindo a região da barriga, os seios pequenos cobertos por longos cabelos lisos, coloridos e metálicos. Tem os antebraços flexionados com as mãos estendidas para as laterais. Montagem de duas colunas de três imagens de cada lado da mulher. Detalhes de mãos tocando frutas, tambor e partes do corpo, como quadril e bunda. Um colo feminino com colares e o rosto de uma mulher usando uma alta coroa dourada. Em letras brancas:  Khata Maathai - Baiana - Dirigido por André Castro Neto.

Videoclipes

BAIANA

André Castro Neto

Frame do filme Black House: o jazz é o corre. Frente a um muro rebocado com um pórtico para um quintal domiciliar quatro homens em uma apresentação musical. À esquerda um homem de pele clara, calvo, de barba espessa e castanha toca baixo. Ao seu lado uma bateria e vista parcial de um homem branco, escondido atrás do trompetista que tem o rosto voltado para cima enquanto toca o instrumento. À direita um homem de pele clara, de cabelos curtos e bigode preto toca guitarra.

Panorama Nacional

Black House: Jazz é o corre

Amilcar Neto

Frame do vídeo Casa de Cacos. Do interior de um cômodo de paredes brancas com bancos e colunas revestidas de cacos de latrilhos coloridos. Um espelho de moldura também de cacos reflete a imagem de uma pessoa negra de cabelos crespos, loiros e curtos, com o braço direto erguido ao alto. Atrás dela outras tantas molduras de cacos.

Videodança & Videoarte

Casa de Cacos

Duna Dias e Leonardo Augusto

Frame do filme Cissa Tempo - Oaj. Fotografia de uma pessoa cobert dos pés à cabeça por uma veste colante pink com detalhes em rosa claro. Na cabeça uma peruca de longos cabelos lisos castanhos com mexas loiras, usa uma tiara brilhante de miss. O rosto tem dois broches presos na altura do olho direito e do canto esquerdo da boca. Do ombro esquerdo pende uma faixa até o lado direito da cintura com o escrito “2023”. Esta sentada de ladinho, com as pernas estendidas à direita e tronco na diagonal esquerda apoiadas com a mão do mesmo lado.

Ciclo Regional

Cissa Tempo

Oaj

Cartaz do filme Dalva da Rua Sete. Fotografia de uma senhora negra de cabelos grisalhos presos em um coque de olhos fechados com o rosto elevado à esquerda sol o brilho do sol. No topo do cartaz: Dalva da Rua Sete. Embaixo, barra de logos.

Panorama Nacional

Dalva da Rua Sete

Gab Lourenzato e Nanda Ferreira

Frame do filme Des.ve.lo s.m. Fotografia de uma mulher cis de pele clara, cabelos pretos e lisos pretos para traz vista do ombro para cima no banco de um carro. Tem a cabeça apoiada na porta do carro, sua expressão é desesperançosa. Olha à esquerda pelo vidro da janela.

Ciclo Regional

des.ve.lo s.m.

Julia Zanelatto e Kaique d'Marco

Cartaz do vídeo Ecologia do Nalfrágio. Sobre fundo verde montagem de 5 largartos em uma fila diagonal, com mocilas no peitoral. Em letras brancas, o título do vídeo.

Videodança & Videoarte

Ecologia do Naufrágio

bruCa TeiXeira

Frame do filme Enquanto o Interior Pega Fogo o Que a Gente Faz?. Fotografia desfocada de um par de mãos de pele clara. Na mão esquerda uma caixa de fósforo, na direita um palito com chama na ponta.

Panorama Nacional

Enquanto o interior pega fogo, o que a gente faz?

Mona Luizon

Cartaz do filme Eu Estou Aqui. Montagem fotográfica em estilo retícula. Sobre fundo rosa com sombreado formado por pontos pretos, quatro mulheres de costas lado a lado de braços dados em azul com sombreado de pontinhos pretos. No topo “Eu estou aqui”. Abaixo barra de logos.

Panorama Nacional

Eu Estou Aqui

André Santos

Frame do videoclipe Ficção. Em uma área aberta de chão de seixos preto e com uma kombi grafitada e sem pneus ao fundo. Uma banda composta por uma tecladista, um baterista e um vocalista performam. No primeiro plano o vocalista, um homem negro de longos dreads tem a cabeça virada para a esquerda, enquanto seus cabelos acompanham o movimento.

Videoclipes

Ficção

Rodrigo Rímoli

Cartaz do filme Javyju. Fotografia de duas pessoas usando máscaras faciais respiratórias. Em primeiro plano a pessoa usa um cocar de penas pretas com pontas brancas no pescoço. Ao fundo a segunda pessoa usa um cocar de de fibras naturais no topo ca cabeça. Na parte superior: Javyju - Bom dia. Na parte inferior: um filme de ficção guarani. Crédito de produção.

Panorama Nacional

Javyju – Bom Dia

Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães

Cartaz do filme Kabuki. Ilustração em estilo de xilogravura. Em meio ao preto, sulcos brancos revelam o contorno de um rosto estilizado composto por linhas sinuosas que se assemelha a cabelos esvoaçantes e uma mancha branca delimita o rosto, onde olhos, nariz e lábios são marcados por sombras pretas. Em letras amarelas “Kabuki”. Abaixo créditos de produção.

Ciclo Regional

KABUKI

Tiago Minamisawa

Frame do videoclipe Malabares. Em uma varanda de um edifício antigo, com paredes brancas, detalhes em azul e portas de madeira azul, um caboclo de lança com vestes tradicionais de maracatu rural. Capacete repleto de fitas coloridas e brilhantes, que cobrem seu rosto. Uma lança adornada por fitas de tecido e um estandarte na mão oposta.

Videoclipes

Malabares

Marcos Castro

Frame do vídeo Memento. Detalhe de um par de mãos de pele clara apertando uma longa pena de ave. Uma sobre a outra, as juntas dos dedos amarelam com a força.

Videodança & Videoarte

Memento

Ana Júlia Botini

Cartaz do filme Meu Palco. Fotografia bem de perto do rosto de uma pessoa de pele clara. Parte da face é coberta por um copo de vidro com líquido âmbar, segurado pelas duas mãos junto à boca. Os olhos estão fechados e a cabeça levemente levantada. Em letras amarelas “Meu Palco”.

Ciclo Regional

Meu Palco

Leonardo Bamboo

Frame do filme Mundo Munduruku. Ilustração 2D de um menino indígena de longos cabelos pretos e lisos presos com uma faixa na altura da testa. Veste camiseta vermelha, bermuda azul, um colete marrom e um colar. Tem uma pula junto ao olho direito e observa o chão com um sorriso. No caminho de terra pegadas humanas. O acompanham pela estrada uma capivara e uma arara vermelha.

Infantil Mostrinha

Mundo Munduruku: Floresta em Pé

Adriana Pinto Barros

Frame do videoclipe Neeples: Speels. Animação 3D de um sapo como de pelúcia de olhos esbugalhados, boca aberta e usando headphones pretos. Em sua frente, vista parcial de um microfone.

Videoclipes

Neeples: Spells

Nicolas Andrade

Cartaz do filme O Som da Pele. Montagem fotográfica. Paisagem de uma praia com um barco encalhado na areia a esquerda e a silhueta de quatro pessoas junto à àgua. No horizonte a imagem do busto de quatro homens cabisbaixos. Acima deles, um pouco maior, uma pessoa tocando alfaia de dreads que acompanham o movimento do baque. Acima desta pessoa, um senhor negro de perfil olhando ao alto de longos dreads e barba grisalha. No topo do cartaz: “O Som da Pele”. Na parte inferior créditos de produção e barra de logos.

Panorama Nacional

O Som da Pele

Marcos Santos

Frame do filme Os Sonhos Guiam. De costas dos ombros pra cima uma pessoa de cabelos lisos escuros e curtos. Usa camiseta azul e tem pendurado no pescoço um cocar com uma grande pena vermelha que sobe da sua cervical para cima de sua cabeça.

Panorama Nacional

Os Sonhos Guiam

Natália Tupi

Cartaz do filme Para Onde Vão os Animais?. Fotografia bem de perto da cabeça de uma vaca. Tem a pelagem bege, olhos pequenos e profundo, um focinho largo e comprido com a narina preta. No topo em letras brancas: Para onde vão os animais? Embaixo, créditos de produção.

Panorama Nacional

Para Onde Vão Os Animais?

Rogério Borges

Frame do filme Planeta Fome. Animação em preto e branco de uma pessoa branca, magra de cabelos cacheados na altura das orelhas. Tem os olhos arregalados e olha à direita com a boca voltada como meia lua para baixo. Em sua frente, em uma panela, seis ossos aparecem parcialmente pela borda.

Panorama Nacional

Planeta Fome

Édier William 

Cartaz do videoclipe Te Esperei. Como uma polaroid, sobe fundo branco, uma fotografia quadrada na parte superior de um homem em primeiro plano, branco de cabelos e barba encaracolada castanho claro olhando vago à esquerda. Ao fundo uma mulher branca de longos cabelos castanhos ondulados olha em sua direção. Na parte de baixo em letras pretas: Um clipe de André Peniche - Pélico & Catto - Te esperei.

Videoclipes

Pélico & Catto: Te Esperei

André Peniche

Cartaz do filme Roberto Baggio. Sobre fundo preto de texturas pixels em branco, nove telas de tv de tubo antigas organizadas em três colunas com imagens documentais. Em letras amarelas: Roberto Baggio - um documentário pessoal de Henrique Cartaxo.

Panorama Nacional

Roberto Baggio

Henrique Cartaxo

Cartaz do filme Sob o Céu de Analândia. Fotografia do Morro do Camelo em Analândia contra o céu azul turqueza do entardecer. A parte direita do morro tem dois picos arredondados, como as corcovas de um camelo, de pedra em tons arenosos. Já o lado esquerdo é coberto por vegetação verde de árvores baixas. No topo do cartaz, em letras brancas, “Sob o Céu de Analândia”. Na parte de baixo os créditos de produção.

Ciclo Regional

Sob o Céu de Analândia

João Folharini

Frame do filme Território da Grife. Retrato de um cria, jovem negro usando óculos espelhados, boné de trico com escritos em branco, camisa polo com “HUGO” estampado na gola. Colares, pulseira e anel metálicos. Está sentado no chão com as pernas dobradas. As mão apoiam no joelhos altos vestidos de calça jeans. Ao fundo a rede um gol.

Ciclo Regional

Território de Grife

Mateus Oliveira

Cartaz do vídeo Tua Visita, Minha Memória!. Detalhe da lateral a cabeça de uma pessoa branca, de cabelo castalho curto. Usa boné preto e óculos de armação de igual cor. Do ângulo da imagem vemos sua orelha esquerda e parte da sua bochecha com barba por fazer. No horizonte, nuvens, morros verdes e um espelho d’água. Em letras brancas o título do vídeo.

Videodança & Videoarte

Tua visita, minha memória!

Yas Souza

Frame do filme Vermelho de Bolinhas. Vista de costas, de baixo para cima, uma enorme construção em formato de pessoa com um vestido vermelho de bolinhas. No entorno da construção andaimes e ripas de madeira.

Panorama Nacional

VERMELHO DE BOLINHAS

Joedson Kelvin e Renata Fortes

Cartaz do filme Vípoxovuko. Detalhe de homens indígena em roda. Em primeiro plano a silhueta de alguém de costas usando um grande cocar. À esquerda de perfil um senhor de cocar, de sua boca sai fumaça. À direita de frente um jovem de cabelos lisos e curtos. Usa camiseta e calça e olha atento para o mais velho. No topo do cartaz: Vipoxovuko, aldeia. Idealização e roteiro Anderson Terena, direção e roteiro Dannon Lacerda. Embaixo créditos de produção.

Panorama Nacional

Vípuxovuko - Aldeia

Dannon Lacerda

Cartaz do filme A Menina que Queria Voar. Fotografia de uma menina negra de pele retinta, tem o queixo levantado e os olhos fechados numa expressão serena. Usa camiseta roxa com desenho de unicórnio. No fundo, ilustrações de astronauta, estrelas e o globo terrestre. No topo do cartaz: A menina que querida voar, escrito e dirigido por Tais Amordivino. Embaixo, créditos de produção

Panorama Nacional

A Menina Que Queria Voar

Tais Amordivino

Frame do filme Acupe. Retrato bem de perto do rosto de uma pessoa com o rosto coberto de um pigmento preto brilhante. Tem os olhos arregalados e a boca aberta com a língua vermelha projetada à frente. Usa chapéu de de couro, camisa branca com a gola suja de vermelho e um colete de couro.

Panorama Nacional

Acupe

Rafa Martins

Cartaz do vídeo Ao Eu Passado, A Mim Presente. Imagem desfocada de uma praia com ondas quebrando em espuma branca. No alto à esquerda um paraquedas laranja. Abaixo à direita a cabeça de um transeunte. Em letras brancas o título do vídeo.

Videodança & Videoarte

ao eu passado, a mim presente

Erica Dafon

Frame do vídeo Barba Azul DECAPITADO. Imagem de uma mão de pele clara segurando uma chave dourada ensanguentada. O fundo é branco e à direita vista parcial da pessoa que estende a mão vestida por um longo vestido preto.

Videodança & Videoarte

barba azul DECAPITADO

Karola Lobo

Cartaz do videoclipe Cana Queimada de Desejos. Em meio ao canavial uma pessoa branca de cabelos crespos curtos e barba e bigode da mesma cor. Usa um chapéu de palha alto adornado com círculos dourados e fitas de cetim coloridas. Veste uma camisa de gola branca, sobre ela um adorno verde cobre o busto e os ombros, enfeitado com fitas vermelhas e amarelas e gotas verde reluzentes. Olha sério em nossa direção.

Videoclipes

Cana queimada de desejos

Ricardo Sékula e Sávio Sabiá

Frame do filme Cicatriz. Num estúdio de gravação, um homem branco vestindo camiseta vermelha está sentado num poltrona numa sala com uma estante de livros. Atrás dele uma lâmpada led e ao seu lado direito uma pessoa com headphones sentada com a mão sobre a bora olha para baixo. Em primeiro plano no visor de uma câmera de filmagem o mesmo enquadramento.

Ciclo Regional

Cicatriz

Débora Castro Cabral

Frame do videoclipe City Mall: Sapphire. Um homem branco de cabelos castanhos curtos e penteados com gel em um topete. Usa terno cinza e gravata vermelha, e é visto parcialmente entre duas portas de um elevador.

Videoclipes

City Mall: Sapphire

COSMO (Augusto Medeiros e Henrique Gomes)

Frame do filme Desbarão. Imagem em preto e branco de um galpão de grandes janelas. Apoiados no beiral e apoiadas no chão, engrenagens metálicas. No primeiro plano, vista da cintura para baixo, um par de pernas humanas na horizontal, deitadas numa cama. Usa roupa de lycra preta até o início das coxas e cinta liga.

Ciclo Regional

Desbarão

Roberto Limberger

Cartaz do filme E Seu Corpo é Belo. Fotografia de dois homens negros se encarando. O da esquerda tem sangue escorrendo do seus olhos às bochechas e queixo. O da direita usa barba. Têm os narizes bem próximos e se olham nos olhos. Abaixo em letras vermelhas: O seu corpo é belo.

Panorama Nacional

E Seu Corpo é Belo

Yuri Costa

Frame do vídeo Elefante. Vista de cima duas pessoas brancas de cabelos curtos e castanhos com o tronco e cabeça deitados sobre uma mesa de madeira. Sobre a mesa, pratos de comida e livros diversos.

Videodança & Videoarte

Elefante

Flávio Calefi e Sarah Lorenzoni

Cartaz do filme Entre as Cinzas. Cena de um incêndio. No topo sobre fundo céu noturno, em letras laranjas: Entre Cinzas. Fagulhas vermelhas salpicam o cartaz. Nas parte de baixo cinco pessoas cobertas por roupas de combate à incêndio parecem caminhar para a borda direita. Uma linha sinuosa laranja, sugere uma labareda sobre suas cabeças.

Panorama Nacional

Entre as Cinzas

Daniel Calil e Renato Ogata

Frame do filme Exento. Imagem em preto e branco de uma pessoa em frente à uma construção térrea de larga marquise. O céu é grande nos dois terços superiores da imagem, repleto de núvens iluminadas.

Latina

Exento (Isento)

Otto Morales

Frame do videoclipe Voguebike. Em meio a uma paisagem virtual em tons de rosa e de amplo horizonte. Getúlho Abelha, uma pessoa branca de longos cabelos ruivos raspados no topo da cabeça, vestes nude e tênis branco pedala entusiasmado em nossa direção.

Videoclipes

Getúlio Abelha: Voguebike

Lucas Sá

Frame do filme Jejui. Detalhe dos rostos de duas pessoas deitadas sob iluminação parcial que inside por frestas de ripas de madeira. À esquerda um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos, tem a mão esquerda apoiada de dorso na testa. À direita uma mulher de pele clara e longos cabelos castanhos e lisos repousa de olhos fechados com a testa próxima a ele.

Latina

Jejui

Nancy García Vargas

Frame do videoclipe de Leoa: Malokera. Na janela de um carro antigo, uma mulher de longas unhas, braços tatuados, adornos dourados nos dedos, antebraços, pescoço, orelhas, nariz e cabeça. Tem olhos delineados e olha em nossa direção.

Videoclipes

LEOA: Malokera

Larinha Dantas e Lucas Mariano

Frame do filme Mansos. Vista de cima de um púlpito, uma mulher negra de cabelos trançados presos. Usa camisa laranja e calça jeans. Com o queixo baixo, direciona um olhar severo a quem se senta do outro lado do púlpito.

Panorama Nacional

Mansos

Juliana Segóvia

Frame do filme Memorando. Imagem do interior de uma casa de paredes revestidas por ladrílhos verde claro e brancoa. Uma larga porta de batente de madeira branco dá passagem a um cômodo escuro.

Latina

Memorando

Jennifer Lara

Cartaz do filme Minha Pele Preta em Terra Verde. Sobre fundo preto, ao centro fotografia de uma mão voltada para cima sobre um chão de terra. Ao lado da fotografia metade de uma estrela vermelha. Sinuosas linhas vermelhas emolduram a parte superior do cartaz, linhas sinuosas verde, vermelho e amarelo emolduram a parte inferior. Em letras vermelhas: Minha Pele Preta em Terra Verde. Roteiro e Edição Teddy Falcão, com Marcos Luanderson e Douglas Mero. Embaixo créditos de produção.

Panorama Nacional

Minha Pele Preta em Terra Verde

Teddy Falcão

Frame do filme Música no Quintal e os Vissungos. Emoldurados por uma janela de madeira de beiral azul, quatro pessoas posam sérias. Uma mulher branca de cabelos cacheados loiros está sentada no beiral. Ao seu lado um homem legro com dreads até o pescoço. Ao seu lado uma mulher negra com um turbante coral. Ao lado de um homem negro de dreads curtos.

Ciclo Regional

Música no Quintal e os Vissungos

Carol Leão

Frame do filme Nossos Sonhos Pela Janela. Da cintura para cima, um adolescente de pele clara, cabelos cacheados castanhos usando um chapéu amarelo, roupas longas brancas e um colar feito de tecido marrom, cano sanfonado preto e pétalas laranja. Ao fundo uma parede de ladrilhos brancos.

Panorama Nacional

Nossos Sonhos Pela Janela

Italo Evangelista

Cartaz do filme O Sonho de Anu. Fotografia com efeito de pintura digital de uma pessoa de costas andando em meio à mata. Tem os cabelos curtos pretos e crespos. Tem duas fitas vermelhas cruzando as costas e um shorts bufante da mesma cor. Segura um berimbau apoiado sobre o ombro direito. No topo do cartaz, em letras brancas: O Sonho de Anu, um filme de Vanessa Kypá. Embaixo créditos de produção.

Panorama Nacional

O Sonho de Anu

Vanessa Maria

Cartaz do filme Princesa. No centro, em destaque, está uma mulher de pele morena, cabelos grisalhos presos em um coque e óculos de grau. Ela veste uma blusa azul-marinho com estampa de bolinhas brancas e olha para baixo com expressão séria e pensativa. Sobre a imagem, aparece o título Princesa em fonte branca cursiva. Acima do título estão os nomes dos atores Camila Brandão, Ieda Gomes e Eduardo Maxxr. No canto direito, há dois selos de festivais de cinema, indicando reconhecimento e premiações. Na parte inferior do cartaz, aparecem os créditos da produção, em letras pequenas.

Ciclo Regional

PRINCESA

Hilário SP

Frame do videoclipe O Amor Nasceu Mulher. Imagem de uma mulher branca de longos cabelos lisos e grisalhos apoiada com o cotovelo esquerdo no batente de uma janela. Tem a cabeça virada para a direção oposta ao alto, com os olhos fechados e um sorriso plácido. Cortinas de voil branco estão presas por um delicado laço na extremidade oposta da janela.

Videoclipes

Pedro Mann - O Amor Nasceu Mulher

Renan Salotto e Hillary Freitas

Frame do filme Poema para o Trabalhador da Cidade. Visto de lado um homem negro de tranças nagô e barba com um headphone. Está sentado junto à uma mesa com equipamentos de edição. Vista parcial de sua mão apoiada sobre um teclado de notebook. Seu rosto se volta atento em direção ao computador.

Ciclo Regional

Poema Para o Trabalhador Da Cidade

Gilberto Alexandre Sobrinho

Cartaz do filme Quando as ondas do mar desligam. Ilustração de uma família na praia. Lado a lado um homem negro de pele clara com cabelos curtos e encaracolados leva uma mochila pendurada nos ombros, à sua direita sua companheira uma mulher negra retinta de cabelos trançados e amarrados pendem pelo seu ombro direito enquanto ela ri carregando uma prancha de bodybord. De cada lado do casal duas crianças empolgadas parecem conversar e saltar. Ao fundo o horizonte entre o mar azul e um céu com poucas nuvens. No topo o título do filme.

Infantil Mostrinha

Quando as ondas do mar desligam

Yasoda Nanda e Assaggi Piá

Frame do videoclipe Saudade. Colagem abstrata, uma moldura irregular de tinta rosa e roxa adornam as laterais da imagem. Ao centro um desenho aquarelado, com detalhes em caneta esferográfica preta e lápis de cor azul, formado por círculos concêntricos de diferentes cores e texturas como uma mandala.

Videoclipes

Saudade

Jackson Abacatu

Cartaz do filme Tapando Buracos. Fotografia de duas mulheres em pé em meio a uma estrada de areia em paisagem agreste. Usam faixa segurando os cabelos longos e cacheados para trás, a da esquerda veste shorts e camiseta tem o braço esticado à esquerda apoiado no cabo de uma enxada, que está apoiada no chão. A da direita usa um vestido branco e tem os braços cruzados à sua frente apoiados no braço de uma pá. Ao fundo uma grande rocha. No topo, em letras brancas e vermelhas: Nova Jangada apresenta - Tapando Buracos, um filme de Laura Fragoso e Pally.

Panorama Nacional

Tapando Buracos

Pally e Laura Fragoso

Frame do filme Todas Essas Sou Eu. Ilustração de uma pessoa branca de cabelos cacheados ruivos escovando os dentes de pijama de frente para nós. Ao seu lado outras três figuras de tons desbotados também escovam os dentes, uma com expressão brava e outra, que parece uma criança, com expressões travessas.

Ciclo Regional

Todas essas que eu sou

Giovana Affonso

Frame do filme Um artista. Fotografia de uma palhaço em um salto, no ar, junta os dois calcanhares formando um losango com as pernas. Usa chapéu coco, blazer azul marinho, camisa colorida, gravata borboleta vermelha, calças marrons, meia vermelha e sapato preto. Tem as sobrancelhas arqueadas e boca em “o”. Descendo a rua atrás dele uma kombi amarela com fitas coloridas no parachoque.

Ciclo Regional

Um artista

Danilo Dias de Freitas e Murilo Dias de Freitas

Frame do videoclipe Vermelha. De perto o rosto de uma mulher com a pele vermelha. Tem os cabelos lisos castanhos e ondulados na altura dos ombros, com mechas loiras nas pontas. Tem sombra e batom rosa perolado. Tem o rosto voltado para cima com os olhos fechados.

Videoclipes

Vermelha

Carlos Corrêa

Cartaz do filme A Menina da Serra. Ilustração em estilo mangá de uma menina de cabelos lisos e castanhos na altura das orelhas. Usa um vestido azul com uma listra horizontal preta na altura da barriga. Está de pé em uma pedra com os braços estendidos e as mãos cerradas junto às laterais do corpo. Ao fundo uma pradaria árida com um mar de morros no horizonte. No topo o título do filme.

Infantil Mostrinha

A Menina da Serra

Cleyson Gomes

Frame do filme Além das Pipas. Lado a lado uma mulher e um menino negros vestidos com kapulanas de estampas coloridas em frente à uma parede de grandes escamas douradas e áreas roxas e vermelhas. A mulher tem um adorno de cabeça com fios dourados cobrindo parte de sua testa e olhos, usa maquiagem dourada no queixo. Vista parcial de pipas junto ao corpo dos dois.

Infantil Mostrinha

Além das Pipas

Thiago Oliveira

Cartaz do filme Atriz. Sobre fundo preto, da cintura para cima, uma mulher cis branca de cabelos castanhos na altura do ombro, vestida de camiseta de manda longa amarela e exarpe estampado na mesma cor com tons de marrom. com os braços abertos ela sorri com o rosto em uma diagonal à direita. No topo co carta em letras douradas “Atriz”. Abaixo e à esquerda “Andrea Wagner, Iriberti Argenton, Jéssica Magalhães, Elisângela Lima”. Abaixo créditos de produção e barra de logos.

Ciclo Regional

Atriz

Hamilton Rosa Júnior

Frame do filme Benê, o poeta negro. Visto da diagona, Benê, um homem negro retinto de boné de trico preto e vermelho e camisa de botão multicor, capturado no meio de uma fala. Está sentado numa cadeira pavão de fibras naturais.

Ciclo Regional

Benê, o poeta negro

Felipe Ferreira, Igor Amancio, Lara Oliver, Débora Cristina da Paz, Prince M4lik, Fabíola Duarte Pinto, Sandra Regina Simião de Souza, Larissa Damiane, Danilo Santos Nascimento e Rejane Ferreira do Nascimento

Frame do filme Carne de Dios. Ilustração de um frade de túnica marrom e um crucifixo pendurado no pescoço. É calvo, tem os olhos pequenos e amarelos, o nariz anguloso como um triângulo. Tem seios salientes e uma barriga arredondada. Está em uma paisagem noturna com gramíneas ao seu redor.

Latina

Carne de Dios (Carne de Deus)

Patricio Plaza

Cartaz do filme Cinema da Nossa Gente. Fundo branco com textura de papel ao centro a ilustração em estilo pintura aquarela da fachada de um cinema antigo. Em letras pretas e azuis “Cinema da Nossa Gente”, abaixo em letras pretas “um documentário sobre os cinemas das cidades do interior”. No topo estampas de premiações e seleções. Na parte de baixo créditos de produção.

Ciclo Regional

Cinema da nossa gente

Luisa Petrucci

Frame do vídeo Corte Molhado para Cenário de Brejo. Imagem embaçada da faxada de um muro sem pintura com um portão de ferro. Por cima do muro um segundo andar se revela não finalizado.

Videodança & Videoarte

corte molhado para cenário de brejo

romy huber e williany v. machado

Frame do vídeo Desta Terra Viverei. Em meio à mata fechada uma figura humana revestida da cabeça aos joelhos por um manto de crochê vermelho. Tem o tronco e a cabeça inclinados para frente.

Videodança & Videoarte

Desta Terra Viverei

Lidiana Reis

Frame do filme Escombros. Detalhe de um recorte de jornal. Ao centro, numa diagonal suave, fotografia jornalística de um senhor em via pública. Tem cabelos brancos e veste camiseta de manga longa verde. Tem a mochila pendurada nos ombros junto à parte frontal do corpo. Na parte superior vista parcial da manchete “essurge em escavaç”.

Ciclo Regional

ESCOMBROS

Claudia Bortolato e Fabrício Borges

Frame do filme Emerenciana. Vista de costas uma pessoa negra de cabelo crespo castanho curto sentada em uma cadeira de madeira amarela em via pública. Usa uma echarpe vermelha. Ao fundo, vista parcial de fachadas comerciais cobertas por toldos brancos.

Panorama Nacional

Emerenciana

Larissa Nepomuceno

Cartaz do filme Espelho da Memória. Em primeiro plano uma fita VHS verde. A cima, colagem digital de dezenas de pessoas organizadas em fileiras umas sobre as outras, algumas de corpo inteiro, outras apenas o trato. Cenas posadas e cotidianas. Sorriem e e algumas interagem entre si. No centro da fina, em letras brancas: Espelho da Memória e estampas de premiações e seleções. Abaixo créditos de produção.

Panorama Nacional

Espelho da Memória

Filipe Travanca e Roberto Simão

Cartaz do filme Feme in the Machine. Sobre fundo azul, vista parcial de uma máquina de costura de mesma cor que surge pelo lado direito do cartaz. Do lado esquerdo uma mão humana de pele vermelha com linhas e espirais pretas aparece desde o antebraço e toca a máquina de costura. Na parte de cima: Feme in the Machine.

Panorama Nacional

Feme In The Machine

Valderiza Pereira

Cartaz do filme Intermundio. Retrato de um senhor branco de cabelos  e barba longos ondulados loiros e grisalhos. Veste uma camisa xadrez. Apoia o rosto sobre a mão direita fazendo sombra em seu rosto. A esquerda em letras brancas, separada em quatro linhas, separado por sílabas: “In” “ter” “mun” “dio”. Abaixo os créditos de produção.

Panorama Nacional

INTERMUNDIO

Pietro Godinho

Frame do videoclipe João Bananeira: Gastação Infinita. Em um corredor escolar, ladeado por armários metálicos, uma figura coberta da cabeça aos pés por um manto de chita escuro com flores vermelhas e amarelas. No meio da testa uma estrela, no lugar dos olhos duas flores de pétalas verdes.

Videoclipes

João Bananeira: Gastação Infinita

Hecthor Murilo e Patrick Gomes

Frame do videoclipe Loiro Pivete. Em um banco azul, em frente à um quiosque metálico de paredes e portão verde escuro, uma criança e um adolescente negros sentados tem os cabelos curtos descoloridos. Olham para dentro do quiosque, onde outros dois homens jovens, também negros e com os cabelos descoloridos olham para eles. À esquerda uma plana vertical “Barbearia”.

Videoclipes

Loiro Pivete

Caroline Gaio

Cartaz do filme Maputo. Ilustração de uma árvore em estilo de monotipia preta sobre fundo verde. Tomando todo o cartaz separado por sílabas em três linhas “Ma” “Pu” “To”. Na parte de baixo os créditos de produção.

Ciclo Regional

Maputo

Lucas Abrahão

Cartaz do filme Memórias de Pelúcia. Em uma praça, sentados em um banco de madeira um senhor e uma menina em primeiro plano. Ele é branco, tem cabelos e barbas grisalhas, usa um terno xadrez marrom e tem o olhar perdido no horizontal à direita. Ela é branca, tem longos cabelos castanhos e lisos adornados com uma tiara azul. Usa um vestido da mesma cor com desenhos de borboletas. Olhas em direção ao senhor atenta. No topo o título do filme.

Infantil Mostrinha

Memórias de Pelúcia

Alexandre Estevanato

Frame do vídeo Mulheres de Arrimo. Imagem de três mulheres em um cenário escuro se segurando pelas mãos e branços enquanto parecem avançar para o lado direito da imagem com os troncos inclinados para frente.

Videodança & Videoarte

Mulheres de Arrimo - Transgredir para Amar

Elisa Costa, Mariana Jorge, Nara Cálipo e Pedro Spagnol

Frame do filme Natureza. Retrato desenhado com lápis de cor de uma mulher indígena. Tem os cabelos pretos e lisos na altura dos ombros com uma franja curta. Usa cocar na cabeça, com vista parcial das penas azuis e vermelhas que ultrapassam a parte superior da imagem. Seu rosto está pintado com linhas angulares pretas e vermelhas. Usa um colar de contas marrons, semelhantes a sementes. Tem o olhar sério.

Infantil Mostrinha

Natureza

Sheila Rodrigues, Jaqueline Lopes

Cartaz do filme O Céu não Sabe o Meu Nome. Em meio a um quintal cheio de plantas uma senhora negra retinta de cabelos grisalhos trançados para trás, vestindo camiseta e saia floridas, olha em à esquerda em direção ao céu. No topo: um filme de Carol AÓ e equipe. O título do filme cerca a senhora. O Céu Não Sabe O Meu Nome.

Panorama Nacional

O Céu Não Sabe Meu Nome

Carol AÓ

Cartaz do filme Oração à Vácuo. Ilustração realista em estilo vitral de arte sacra. Ao centro, uma figura feminina coberta por manto branco segura na altura do coração um círculo azul que emite um círculo luminoso de tom mais claro. Na parte superior à direita e à esquerda, estampas de premiações e seleções. Na parte de baixo: Oração à Vácuo e créditos de produção.

Panorama Nacional

Oração a Vácuo

Luis Calil

Cartaz do filme Pai, Volta Logo!. Fotografia de uma foto em cores de uma festa de família. Nove pessoas, entre crianças, adultos e idosos batem palma juntos em frente a uma mesa com travessas de comidas e garrafas de vidro âmbar. A foto repousa sobre areia e a espuma de uma onda cobre parcialmente o rosto de uma das pessoas à direita. Abaixo em letras brancas: Pai, Volta Logo!. Embaixo créditos de produção.

Panorama Nacional

Pai, Volta Logo!

Monica Ogaya

Cartaz do filme Perfecta Pulchritudo. Retrato de uma pessoa branca de cabelos castanhos cacheados até a altura dos ombros. Seus olhos, nariz e boca são montados por colagens de revistas maiores que seus órgãos naturais. Toca a bochecha esquerda com a ponta dos dedos. Tem as unhas pintadas em branco e azul. No topo do cartaz: Perfecta Pulchritudo, um filme de Pedro Raposo. Na parte inferior à esquerda: Estrelando Maidê Mahl, Isaac Medeiros e Sara Vidal.

Panorama Nacional

Perfecta Pulchritudo

Pedro Raposo

Cartaz do vídeo Poeminério Nº5. Montagem de imagens em preto e branco antigas. Uma multidão de crianças e adultos trabalhadores amultuados. Ao fundo mares de morros. No centro da imagem uma engrenagem de máquina, emoldura o retrato de um homem branco de barba farta com olhos fechados e a língua esticada para fora com uma mão sendo cortada por uma grande tesoura de metal.

Videodança & Videoarte

Poeminério Nº5

Zé Paulo Osório

Cartaz do filme Raposa. Em frente a uma fachada humilde. Duas pessoas de olhares vagos, entre elas uma garrafa térmica cor de rosa. À esquerda, agachada rente ao chão, uma pessoa de pele clara e cabelos castanhos, crespos esvoaçantes, usando camiseta florida tem o olhar perdido em direção à direita do cartaz. A pessoa da direita, sentada na mureta de perfil, tem cabelos curtos e acobreados, usa camiseta rosa e shorts azul. Tem o queixo apoiado na mão esquerda, e suas longas unhas postiças azuis cobrem parte de sua bochecha. Olha em direção à outra pessoa.

Panorama Nacional

Raposa

Margot Leitão e João Fontenele

Frame do videoclipe Siciliano. Em meio a uma paisagem natural de chão e parede de pedra uma pessoa branca sentada no chão com longas vestes brancas. Tem longos cabelos lisos e castanhos presos num coque justo para trás. Está de perfil e olha em direção ao chão com pesar.

Videoclipes

Siciliano

Rodriane DL

Frame do filme Tartaruga Marinha. Ilustração em estilo colagem de uma menina negra com um grande sorriso. Ela tem cabelos curtos e crespos com textura de crochê. Usa uma faixa amarela. Tem os olhos fechados e a boca aberta em um grande sorriso. Nas mãos segura uma nota de 2 reais, vista parcial da nota azul e do escrito “Banco Central do Brasil”.

Infantil Mostrinha

Tartaruga Marinha

Bruno Araújo, Leonardo Marcini, Sávio Leite e Victor Piva Schiavon

Frame do filme Travessia. Do lado direito da fotografia uma face indígena de perfil. Tem a face serena com os olhos abertos para o horizonte, nariz arredondado e lábios finos fechados. Ao fundo uma árvore desfocada.

Panorama Nacional

Travessia

Karol Felicio

Cartaz do filme Um Dia de Negão. Fotografia em tons de azul de três pessoas negras de perfil olhando para a esquerda do cartaz. São duas mulheres e um homem. Ao fundo árvores.

Panorama Nacional

Um dia de Negão

Rebeca Carmo e Analu

Frame do filme Via Sacra. Vista entre os troncos de duas pessoas, uma mulher negra gorda de cabelos trançados sentada junto a uma janela por onde passa a paisagem. Olha a frente séria. Usa um vestido de capulana, tecido tradicional africano, em azul claro e amarelo.

Panorama Nacional

Via Sacra

João Campos

bottom of page