top of page

MASTERCLASSES E PALESTRAS

​​​​​Um canto de luta e resistência, com Zezé Motta

📅 16/09 – Terça-feira
🕗 19h – Masterclass
📍 Centro de Convivência Cultural
🐍 Ingressos: Grátis, retirada com 1h de antecedência no local
​​​​​
Símbolo-Libras.png
​​Sinopse: Atriz e cantora, há mais de 60 anos Zezé Motta se dedica à cultura no Brasil. Nascida em Campos, no interior do Rio de Janeiro, ela estudou no Teatro Tablado e começou a carreira profissionalmente em 1968 com a peça "Roda Viva" de Chico Buarque de Hollanda. Na música, lançou mais de 10 LP’s e Cd’s, apresentou-se em Hannover (Alemanha), Carnegie Hall de Nova York (EUA), Olympia de Paris, e em países como Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal. É uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, denunciando casos de racismo. Ao todo, são mais de 50 projetos realizados na TV e mais de 70 filmes realizados no Brasil, Angola e Venezuela.​​

Classificação etária: Livre
Acessibilidade: Libras
​​
Retrato de Zezé Motta sentada em cadeira de fibras naturais. Mulher cis negra, de longos cabelos crespos cor de cobre. Usa sombra dourada e batom marrom. Usa colar de aro dourado, vestido bege e camisa cor de areia.

o​​ futuro não existe. precisamos projetar o presente. e é para ontem., com Dani Scopin

Cultura, racialidade, afeto e revolta, para quem acredita que boas intenções são importantes, mas nunca foram suficientes.

📅 19/09 – Sexta-feira
🕗 14h30 – Palestra
📍 Museu da Imagem e do Som de Campinas
🐍 Inscrições entre 20/08 e 16/09
​​​​​​
Símbolo-Libras.png
14-anos.png
Sinopse: Nessa roda de conversa te convido para mergulhos desafiadores: olhar para si, de frente para a história do Brasil, seus mitos fundadores, seus traumas persistentes. Vamos - juntas, juntos e juntes - tensionar convicções e confortos, provocar deslocamentos - e alguns constrangimentos também - e, quem sabe, costurar raiva, coragem e afeto. Uma conversa crítica, honesta e poética, para trilhar e apoiar caminhos que nos desviem da violência e nutram o (re)encantamento como legado para o presente e semente de futuros. Se for para ser, que nos encontremos!

Classificação indicativa: 14 anos​​
Acessibilidade: Libras ​​

​​
Selfie de Dani, mulher cis negra de cabelos raspados. Usa óculos de sol e colar de pingente preto. Veste um quimono de onça pintada. Ao fundo, a Casa de Iemanjá na beira da praia do Rio Vermelho - Salvador. Tem as paredes brancas, telhas e batentes azuis. Na parede lateral a frase “Salve Iemanjá”.

​​​​​Cinema imersivo de Daniel Lima: Perspectivas Afroamerindias

📅 20/09 – Sábado
🕗 10h – Palestra + Lançamento de livro
📍 Museu da Imagem e do Som de Campinas
🐍 Inscrições: não é necessário realizar inscrição prévia
Livre.png
​​​​​​​Sinopse: O artista Daniel Lima apresenta três instalações audiovisuais que propõem experiências sensoriais a partir de narrativas anticoloniais. Combinando arte, política e tecnologia, as obras “Cobra Grande”, “Palavras Cruzadas” e “Tempo Encantado” convocam o público a habitar ativamente o espaço da imagem e do som, em encontros com entidades míticas, vozes de resistência e saberes originários.
 
Classificação etária: Livre​​
Fotografia de Daniel da cintura para cima, homem cis negro de cabelos curtos, castanhos e cacheados, usando uma camisa cinza e colar de miçangas coloridas. Tem as mãos apoiadas nos quadris.

​​​​​Documentário e Escuta, com Lilian Santiago

📅 20/09 – Sábado
🕗 14h às 17h – Masterclass
📍 Museu da Imagem e do Som de Campinas
🐍 Inscrições entre 20/08 e 16/09
​​
Símbolo-Libras.png
Sinopse: Nesta masterclass, a documentarista e pesquisadora Lilian Santiago apresenta uma forma de fazer cinema baseada no encontro, no vínculo com quem está em cena e na construção coletiva da imagem. Não se trata de ocupar um lugar de fala, mas de sustentar um lugar de escuta comprometido. Mais do que representar, trata-se de estar junto — partilhando o mundo e abrindo espaço para a transformação.
 
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: Libras ​​
Fotografia de Lilian da cintura para cima. Mulher cis negra de escuros cabelos crespos  usando um quimono de capulana azul com detalhes em amarelo, laranja e vermelho. Sorri para a câmera.
bottom of page