VIDEOCLIPES
Com muita alegria aceitei o convite para fazer a curadoria de videoclipe na 14° Mostra Curta Audiovisual. Assistir produções, em sua maioria, independentes e de grande versatilidade no quesito, representatividade, gêneros, cores, música e histórias. É um grande desafio para todes produzir este tipo de material, cinema é caro por essência. Encontrar as melhores soluções para isso exige criatividade, demanda “pensar fora da casinha” e, com muita satisfação encontrei diversos videoclipes que contemplavam isso. Recebemos mais de 50 produções de diversos cantos do país, assim, como um país diverso que somos, me deparei com trabalhos plurais e de qualidade.
Foram selecionados 19 videoclipes que abrangem aspectos que se comunicam com a mostra, que, por essência, existe para divulgar artistas independentes e de diversidade em representação no que tange a cultura imensa do país.
Parabéns desde já a todes artistas que enviaram seus trabalhos, colocar em prática o que sonhamos não é uma tarefa fácil. Um grande salve para todes vocês!
Viva a cultura. Viva o cinema nacional!
Carol Leão, curadora
SESSÃO VIDEOCLIPES, 74’
19/09 às 19h00
🧶 Sala dos Toninhos
25/09 às 21h30
🧶 Fêmea Fábrica
RESUMO DA ÓPERA, Nataly Barreto
Artista: Dani Carmesim
Recife-PE I 2022 I 04’ I Videoclipe I Livre I LSE
Sinopse: Em Resumo da Ópera, seu clipe mais recente que tem o título de seu último álbum, Dani Carmesim constrói uma narrativa que reflete sobre a obscuridade de nosso tempo, mostrando que a descrença, a teimosia, o preconceito e o negacionismo da verdade podem ser a nossa ruína, nos guiando a um abismo de incertezas sobre o futuro do planeta e da própria humanidade.
QUE AMOR É ESSE?, Baruch Blumberg
Artista: Corações Partidos
Aracaju-SE I 2022 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Videoclipe da Banda dos Corações Partidos
ESTRELAS, Daniel Torres
Artista: Céllia Nascimento feat. Zé Celso
Santos-SP I 2023 I 06’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: A trajetória de um artista numa trupe de teatro e o fechamento de um ciclo para um novo recomeço.
TRADICIONAL FAMÍLIA MODERNA, Giuliana Danza
Artista: Maria Cutia de Teatro
Belo Horizonte-MG I 2022 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: O videoclipe “Tradicional Família Moderna”, realizado em animação cut-out, dá voz às crianças de casais homoafetivos. Com uma visualidade bem colorida e descolada, a música do Grupo Maria Cutia de Teatro ganha novas proporções na mistura entre o universo real e fantástico da infância e das possibilidades de amor.
CIRANDA, Daniel Lobo
Artista: José Araújo
Rio de Janeiro-RJ I 2022 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: José Araújo revisita sua relação materna com uma viagem ao interior do país e de si mesmo.
INÉRCIA, Pedro Banzeiro
Artista: Pedro Banzeiro
Campinas-SP I 2024 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: O clipe mostra o tempo ou a lembrança dele como algo cíclico. A vida do artista é revisitada como uma linha do tempo distorcida.
TRESPASSE, Pedro Banzeiro
Artista: Ossamenta
Campinas-SP I 2023 I 03’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: O vídeo aborda a vida e a morte do ponto de vista do morto.
TERCEIRA PESSOA, Pedro Banzeiro e Luiz Moura
Artista: Ossamenta
Campinas-SP I 2023 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Leitura poética de traumas de infância, dessa vez já do ponto de vista do adulto que sofreu os traumas na infância.
DOIS QUARTOS, Pedro Banzeiro
Artista: Ossamenta
Campinas-SP I 2023 I 04’ I Videoclipe I 14 anos
Sinopse: Mostra a experiência da dúvida na hora de sair pra alguma balada ou não sendo exacerbada pelo uso de substâncias.
BOY MAGIA, Marcos Castro
Artista: Almerio
Recife-PE I 2003 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Boy Magia é um clipe da nova música do cantor pernambucano, Almerio. A canção é uma declaração de amor a noite de Recife, e aos seus personagens, é o encontro de dois homens apaixonados, que curtiram uma noite intensa, e nunca mais se viram... cores fortes, bares, ruas e figuras sagradas contam essa história quente e sensual.
BANDIDA (LUA PRIVET), Pelota
Artista: Onã feat. Bia Doxum e Pasz
São Paulo-SP I 2023 I 03’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Onã e Bia Doxum narram como se aproximaram, se entrelaçaram e foram parar numa casa de praia em Barra do Una, no litoral paulista, após esse primeiro encontro vivendo o início da Lua Private do casal.
MINHA PELE PRETA, Cris Mendes
Artista: Souela
Limeira-SP I 2024 I 03’ I Videoclipe I Livre I Libras
Sinopse: Seguimos cinco mulheres negras em uma viagem de autodescoberta e reencontro com suas ancestralidades. Inspiradas por figuras femininas importantes na luta pela negritude e raça, elas mergulham em suas próprias identidades. Durante essa jornada, encontram símbolos de luta e herança ancestral e realizam performances individuais de empoderamento.
CARACOL, Jackson Abacatu e Irene Bertachini
Artista: Irene Bertachini e Sidarta Riani
Belo Horizonte-MG I 2024 I 06’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: O clipe e o single Caracol da cantora e compositora Irene Bertachini tem a participação de Lilian Amaral e Sidarta Riani. A canção conta a odisseia do caracol para encontrar a sua casa. As ilustrações são da artista visual Amma. Jackson Abacatu assina o roteiro da animação, desenvolvida por ele e por Rodrigo Simões.
PÉS NO CHÃO, Rodrigo Rímoli
Artista: Manu Testa Feat. Marina Peralta
São Paulo-SP I 2022 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Cada caminhada é única e mesmo que a gente não viva o que a outra pessoa vive, a gente pode chegar junto e caminhar lado a lado, pra chegar mais pertinho e poder somar com respeito e amor!
ESTÁ TUDO CERTO, Rodrigo Rímoli
Artista: Amarilho e Bloco do Caos
São Paulo-SP I 2022 I 03’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: “Está Tudo Certo" faz uma crítica à desigualdade social atual do país, de maneira muito leve e com um olhar muito otimista sobre a reversão deste quadro, alimentado pela ideologia de que com boas vibrações é possível criar sua própria realidade. Com muita positividade, refrão marcante e misturando elementos do reggae, rock e brasilidades.
LIQUIDIFICADOR, Rodrigo Rímoli
Artista: Bloco do Caos e Pelé MilFlows
São Paulo-SP I 2024 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Bloco do Caos e Pelé MilFlows se unem em "Liquidificador". Com influências de BaianaSystem, Nação Zumbi, O Rappa, Francisco el hombre e Los Hermanos, a faixa traz uma atmosfera dançante de carnaval, misturando diversos elementos da música brasileira como o frevo e maracatu com rock e rap. Com inteligência poética, a música homenageia a festa popular do carnaval, enquanto reflete sobre a vida urbana, oferecendo uma mensagem socialmente relevante. Lançamento oportuno neste período pós-carnaval, onde a reflexão e a saudade se entrelaçam.
A COR DA RUA, Mário de Almeida
Artista: Agda
São Paulo-SP I 2023 I 02’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Videoclipe da canção "A Cor da Rua" da cantora pernambucana Agda
VENENO, Joma Nigra e Cainã Tavares
Artista: Rodrigo Mancusi
São Paulo-SP I 2024 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Com clima tropical, colorido e dançante o videoclipe de Veneno se propõe traduzir a energia da música, contrapondo as durezas de um relacionamento amoroso com suas delícias, sublinhando a frase da canção: “tão viciante que o prazer agora é dor”.
NÃO VOU DAR, Sillas H.
Artista: Rodrigo Mancusi
São Paulo-SP I 2024 I 04’ I Videoclipe I Livre
Sinopse: Não vou dar é uma canção que fala sobre vulnerabilidade LGBT, onde pessoas assumidamente LGBTs muitas vezes precisam lidar com pessoas não assumidas as tratando como um prato a ser experimentado. O videoclipe, com referência da capa do primeiro disco dos Secos e Molhados, traz a literalidade dessa explicação, colocando Rodrigo em um banquete a ser comido.
--
CAROL LEÃO, curadora
Possui Bacharel em piano, Mestre e Doutora, na área de trilhas sonoras, sendo todos os títulos obtidos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Também atua na área de performance musical, cinema (direção e composição) e educação. Já atuou como pianista e produtora em diversos grupos como Trio Tangoleón, Banda Instrumentália, Projeto Corredeira. Atualmente é tecladista da banda autoral paulista de sólida trajetória - Samuca e a Selva. É idealizadora, diretora e arranjadora do projeto Música no Quintal - trabalho audiovisual a respeito das músicas de transmissão oral e práticas culturais tangentes. Cursa pós doutorado em trilhas sonoras e é professora de piano popular pela UNICAMP.