
15ª Edição
![Mostra Curta_Inscrições Abertas_Feed [1080x1350].png](https://static.wixstatic.com/media/73d415_df9f95000754448aa3c482d9fb75273a~mv2.png/v1/crop/x_33,y_0,w_1013,h_1350/fill/w_475,h_633,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Mostra%20Curta_Inscri%C3%A7%C3%B5es%20Abertas_Feed%20%5B1080x1350%5D.png)
Descrição de imagem: cartaz vertical de abertura das inscrições da 15ª Mostra Curta. Sobre fundo dividido por cinco arcos que separam o cartaz em áreas de transparências alaranjadas, ilustração de céu azul com nuvens brancas e amarelo sólido, centralizado na parte superior em letras pretas estilizadas: "15ª Mostra Curta". Abaixo e à esquerda a ilustração de uma câmera de cinema antiga serpenteada por uma cobra coral projeta para o extremo direito do cartaz um mosaico de olhos de diferentes cores e formatos. Abaixo em letras vermelhas: "Inscrições abertas. 13 a 27 de Maio". Na sequência em pequenas letras pretas: "mostracurta.art.br". Na parte inferior sobre fundo branco as barras de logos. Política Nacional Aldir Blanc; Programa de Ação Cultural; Atauri produções; Cult SP; Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias do Estado de São Paulo; Ministério da Cultura; Governo Federal, União e Reconstrução.
A 15ª edição da Mostra Curta nos convoca para um rito de passagem. São 15 edições realizadas ao longo de quase 20 anos, atravessando desafios, pausas e reinvenções. Assim como na vida, completar 15 anos é um momento de transformação e reafirmação. Estamos debutando enquanto festival, celebrando nossa trajetória e projetando futuros no audiovisual.
Ao longo dessa jornada, mobilizamos o setor audiovisual da região de Campinas/SP e de todo o Brasil, perseverando em um cenário cultural desafiador. A produção e exibição de filmes, além da formação de público e profissionais, fora dos eixos econômicos de algumas poucas capitais, sempre foi um ato de coragem e resiliência. No entanto, sabemos do valor de nosso público e de nossas histórias interioranas e, com isso, buscamos nos manter como um organismo disposto a seguir levando os filmes de curta-metragem ao seu lugar de mérito, vistos pelo maior número de pessoas possível - além de avançarmos na qualificação de nossa curadoria, de nossos processos e da programação oferecida para o público.
Trabalhamos com imagens em movimento e, como o próprio cinema, seguimos nos transformando para existir. Desde a nossa retomada em 2023, após a pandemia do Covid-19, cada edição da Mostra trouxe consigo uma reflexão essencial: primeiro, o Reexistir, reafirmando nossa presença; depois, o Coexistir, destacando a importância da troca entre diferentes corpos e perspectivas. Agora, em 2025, avançamos para um novo passo: o Transformar, reconhecendo o papel do audiovisual como agente de superação.
A serpente, símbolo ancestral de renovação, é evocada para nos guiar nesta travessia. Ela, que no processo de troca de sua pele deixa para trás o que já não serve, se fortalece e se adapta. Serpenteando entre as pedras do caminho, nós, do audiovisual, também abraçamos as transformações que o tempo nos exige, sem nunca nos esquecer do que fomos e somos, seguindo adiante, com mais força, rumo ao novo. Assim também é o cinema: um ciclo contínuo de transformação, onde os filmes renascem a cada exibição, a cada olhar que os interpreta de formas diversas.
Aceite nosso convite e se lance neste espaço de transformação positiva, onde a experiência do cinema não apenas reflete o nosso mundo, mas o reinventa.