top of page
Buscar

Vem REEXISTIR conosco



Desde seu surgimento, em 2006, a Mostra Curta vem se reinventando. Começamos em um momento em que as formas de produção e distribuição audiovisual eram distintas das praticadas atualmente; as ferramentas de comunicação também operavam em outro ritmo e com alcance mais restrito. Regulamento e ficha de inscrição eram impressos e distribuídos em locais estratégicos, os filmes chegavam de forma física: o volume de inscritos era concreto e ocupava caixas.


Ao longo dos anos, a maneira de se custear o evento também se modificou. Não que as lógicas de financiamento tenham se alterado tanto, mas apenas em 2015, depois de 8 anos de persistência, pela primeira vez a Mostra consegue ser aprovada em um edital de fomento. Foi um período de mudanças para o projeto, que pode crescer, remunerar, mas também contou com novos desafios. E mesmo a partir daí, nem sempre pudemos contar com uma verba para realizar as edições.


Já nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, a ascensão de governos de extrema-direita, os danos causados pelo aquecimento global, consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade, vivenciamos mudanças e dificuldades que nos fazem pensar que já não basta mais somente existir… ou resistir.


Não há como construir pontes sobre uma base em ruínas. É preciso superar esta realidade e propor uma NOVA EXISTÊNCIA, que revisite nossas origens e saberes para construir uma outra forma de organização, pautada por ações colaborativas e voltada ao benefício de um corpo coletivo.


Entendemos que é exatamente neste diálogo entre os tempos (passado, presente e futuro) e os nossos desejos, que podemos existir novamente e nos empoderarmos da construção deste futuro. Como sociedade, podemos trabalhar juntos para enfrentar esses desafios e criar uma existência que seja mais justa, igualitária e conectada.


Para isso, dar protagonismo a narrativas historicamente apagadas e assim ressignificá-las. Abrir caminhos para uma história que traga à luz narrativas ignoradas. Estarmos mais conscientes dos impactos que nossas ações têm sobre os outros e sobre o mundo ao nosso redor. Escutar e compreender outras cosmovisões.


Com esta proposta do REEXISTIR, convidamos você para a 13ª edição da Mostra Curta Audiovisual, que acontecerá entre os dias 16 e 26 de agosto de 2023.


Fique de olho nas novidades que virão a seguir. Logo mais abriremos as inscrições!


—-


A 13ª Mostra Curta Audiovisual é um projeto aprovado via ProAC. Uma realização da Atauri Produções e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


bottom of page